Em três enfrentamentos entre o elenco do Galo FA e o Vasco Almirates, os cariocas não tinham sequer pontuado contra os mineiros. Hoje, os pontos vieram sim, mas não a vitória. Em partida de alto nível técnico e bastante disputada, o Galo tomou os primeiros touchdowns do ano, mas saiu novamente com a vitória – 48 a 34, em partida válida pela Conferência Sudeste da BFA.
Com o triunfo, conseguido em partida disputada na manhã deste sábado (6) no CTE da UFMG, o Galo garantiu uma das quatro vagas para os playoffs da Conferência. Com três vitórias, o time já garante uma campanha melhor que a de Macaé Oilers e Palmeiras Locomotives (ambos com 0-2 e somente mais dois jogos por realizar). Para o Vasco, mais uma vitória também garante a equipe nos playoffs.
O jogo
O jogo foi marcado pela longa duração (quase 4h) e o calor. E quem saiu na frente foi o Vasco, que insistiu nas jogadas na redzone até o quarterback americano Dominique White se deslocar do pocket e encontrar o running back Pacquiao no meio da endzone para o touchdown. Com o snap ruim, o Vasco deixou o placar em 6 a 0.
O Galo reagiu logo em seguida. Após o chegar à redzone conectando com o seu Pokemón, o quarterback Marco Aguinaga acionou Daniel Martins, que cruzou a linha final. O ponto-extra foi confirmado por Luiz Carlos, deixando o Galo FA à frente: 7 a 6. Os mineiros abriram frente após ação decisiva do defensive back Arthur De Lucca. Após a interceptação, novo touchdown, com Patrus, e mais um ponto-extra de Luiz Carlos: 14 a 6.
O Vasco buscou a reação para não deixar o Galo escapar no placar. Dominique White, escapando da pressão, quebrou vários tackles e fez linda jogada para encerrar o primeiro quarto, colocando os visitantes no campo de ataque. A campanha terminou em um punt, que tocou no jogador do Galo e a bola foi recuperada pelo Vasco já em posição de atacar em goal line. White correu ele mesmo para encarar a linha defensiva do Galo (que já contava com Duzão) e marcou o touchdown. Em um reverse, o wide-receiver Tomás de Oliveira converteu os dois pontos e deixou tudo igual na manhã mineira – 14 a 14.
Dominique White continuou infernizando a defesa do Galo ao quebrar tackles e ganhando jardas. Mas acabou interceptado em uma bola longa, em ação do defensive back Chamone. Uma falta anulou a ação defensiva do Galo e deixou os vascaínos na jarda 4. Desta vez, White não desperdiçou e acionou no option o running back Pacquiao – sem o ponto-extra, 20 a 14 para o Vasco.
O Galo reagiu em uma campanha em que apelou para os passes com Pokemon, que chegou à endzone. Luiz Carlos marcou o ponto-extra e garantiu o Galo à frente no primeiro tempo por apenas um ponto: 21 a 20.
O terceiro quarto trouxe o Vasco chegando à redzone e na jarda 12, White entregou a bola para Pacquiao, que evitou tackles e chegou à endzone. Com chute bloqueado de Patrick Dutton, a virada do time da Colina foi para 26 a 21.
O Galo reagiu na campanha seguinte, que avançou até a jarda 29, antes da corrida impressionante do running back Rafael Fadini. Luiz Carlos confirmou o chute e mais uma virada no jogo: 28 a 26 para o Galo.
A troca de touchdowns de parte a parte foi interrompida por um novo touchdown do Galo, mais uma vez em passe para Daniel Martins. Foi um passe de Aguinada da jarda 8, para o canto da endzone. Mais um chute confirmado pelos anfitriões e 35 a 26 no placar.
O Galo ampliou a vantagem no último quarto. White foi interceptado mais uma vez por De Lucca e o Rafael Fadini não perdoou. Correndo do campo de defesa, o running back soube ler os espaços para acelerar e atravessar todo o campo. Mais um chute bom e 42 a 26 para o Galo.
O Vasco Almirantes ainda marcou mais um touchdown, arriscando em uma quarta descida. White lançou na endzone e Pedro Clemente ficou com ela. Com a conversão de dois pontos na corrida de White, 42 a 34 ainda com o Galo na frente.
O derradeiro touchdown veio com o experiente wide-receiver Vilaça. Sem o ponto-extra desta vez, desviado, fim de partida, 48 a 34 para o Galo.
Confira os touchdowns da partida em nosso Youtube
O que vem por aí?
O Galo, já nos playoffs, tentará garantir o primeiro lugar na partida interconferência contra o Sorriso Hornets, no Mato Grosso. Já o Vasco tem que vencer novamente o Macaé Oilers para não depender de outros resultados.
> Confira mais sobre a BFA 2022 em nossa página especial
[…] Galo x Vasco Tubarões x Hornets Petroleiros x Tritões Red Bulls x Cavalaria Lions x Manaus Sharks x Lobo Vingador Gladiators x Istepôs Bulldogs x Bulls Almirantes x Howlers […]
[…] O Vasco Almirantes vem de derrota para o Galo, mas uma derrota que mostrou grande avanço da equipe. Pela primeira vez os cariocas marcaram pontos nos mineiros e fizeram uma das melhores partidas da história do FABR. […]
[…] local da final da Conferência Sudeste deste ano. O CTE da UFMG presenciou pela primeira vez o Galo tomar pontos do Vasco, por vezes ficar atrás do placar e ser a partida em que o campeão de 2018 tomou mais pontos em […]