Tritões e Mariners confirmam favoritismo e decidirão a BFA Nordeste

Tritões e Mariners reeditam final da BFA Nordeste 2023. Fotografias: @recifemariners e @safotografias

Neste domingo (29), Fortaleza Tritões e Recife Mariners garantiram vaga na final da Conferência Nordeste da Liga BFA 2024 ao derrotarem, respectivamente, Caruaru Wolves e Cavalaria 2 de Julho de forma dominante.

Ataque perfeito no Ceará

Com o kickoff inicial no final da manhã, Tritões e Wolves duelaram na capital cearense. A partida começou com a defesa cearense forçando interceptação com o defensive back Daniel Melo logo no primeiro drive do adversário. Em seguida, o ataque do “laion”, que teve média superior a 40 pontos na temporada regular (162 pontos em 4 partidas), capitalizou a oportunidade e abriu o placar com o passe de Braxton Hughes para Gabriel Piola. Sem o chute extra, o marcador ficou em 6 a 0.

Na segunda campanha de ataque, foi a vez do forte backfield do Tritões mostrar sua força, alcançando a endzone com Eduardo “Maranhão”. O chute de Douglas Neres deixou o placar em 13 a 0. Após interceptação de Lucas Nascimento, mais um touchdown terrestre do time da casa, agora com Yuri Ricarte, deixando o marcador em 20 a 0 após o chute extra. Ainda no primeiro tempo, o segundo touchdown de passe de Braxton Hughes, agora para Gabriel Marques em excelente play action. A conversão de dois pontos do próprio Hughes deixou o placar em 28 a 0 no intervalo.

No começo do terceiro quarto, outro touchdown terrestre do Tritões, com Alan Regis aumentando o marcador para 34 a 0 e deixando a partida em mercy rule. Como noutras campanhas, o time pernambucano alcançou o campo de ataque, mas novamente não conseguiu pontuar, e desta vez perdeu a posse em fumble forçado e recuperado pelo linebacker Raphael Brasileiro. Mantendo os 100% de aproveitamento do seu ataque, o Tritões novamente chegou a endzone em corrida de Yuri Ricarte – 41 a 0.

Antes do final da partida, o Wolves anotou seu touchdown de honra com a participação dos norte-americanos destaques da equipe, em passe de “JT” Jenkins para Daniel Bender. O próprio Jenkins correu para dois pontos e finalizou o placar em 41 a 8, encerrando a história campanha do time pernambucano.

Mariners (quase) implacável na defesa

Durante a tarde, no Estádio do Arruda, em Recife-PE, o atual campeão da Conferência iniciou a partida de forma avassaladora, com o retorno de kickoff de Isaac James para touchdown de 85 jardas. O chute extra de Paulo Mota deixou o placar em 7 a 0. Na primeira campanha de ataque do Cavalaria, Pedro Mota retomou a posse em interceptação. No entanto, chegando na redzone, o Mariners não conseguiu conversão de quarta descida e devolveu a bola ao time baiano.

Em campanha que contou com ousado fake punt na própria endzone convertido em firstdown por Felipe Ronaldo, o Cavalaria chegou até o campo de ataque, mas saiu de campo sem pontuar. A equipe teve nova oportunidade após fumble forçado por Callus Cox e recuperado por Renato Teixeira. No entanto, nova interceptação do time pernambucano, agora com Thomaz Beda, manteve o Mariners “nas rédeas da partida”.

E desta vez o ataque foi infalível, avançando em boas corridas de Lucas Adolfo e alcançando a endzone em passe de Álvaro Fadini para Athos Daniel, em bela jogada quebrando tackle de dois defensores – 14 a 0 com o chute extra convertido. E a conexão Fadini-Athos novamente apareceu antes do intervalo, em longa recepção para 33 jardas do receiver ex-Coritiba Crocodiles, que nesta partida usou a camisa 14 em homenagem a Lucas Barros – 21 a 0 com o chute extra convertido.

No começo do segundo tempo, a defesa do Mariners continuava a impedir firstdowns do Cavalaria, cujas campanhas de ataque ainda sofriam com diversas faltas. Apesar de fumble recuperado por Gustavo Pessoa em retorno de punt do Cavalaria ter deixado o ataque do time da casa em ótima posição de campo, a partida seguiu sem novas pontuações até a parte final do último período.

Coube aos pés de Paulo Mota alterar o placar para 24 a 0 após conversão de field goal de 40 jardas. Com pouco tempo no relógio, o Cavalaria conseguiu rápidos avanços em duas big plays do quarterback João Victor com os receivers Irving Rodrigues e Felipe Ronaldo. E João Victor encerrou a campanha entrando na endzone para marcar os derradeiros pontos do time baiano na partida e na competição, finalizando a partida com o placar de 24 a 6.

O que vem por aí

O dia 13 de Outubro marcará o reencontro de Tritões e Mariners na final da Conferência Nordeste, com o time cearense jogando em casa na revanche da final da temporada passada, com placar em 41 a 20 para o time pernambucano. Detalhe que as duas equipes já se enfrentaram na fase regular da Liga 2024, com vitória do Tritões por 30 a 27, o que deixa ainda mais expectativa pelo próximo confronto.

> Confira tudo sobre a Liga BFA em nossa página especial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here