Depois de 14 campeonatos e 270 partidas (mais alguns WOs), encerramos a temporada 2024 no futebol americano brasileiro. Hora de resumir o ano dentro de campo, relembrando os torneios e vencedores, além de algumas curiosidades e números.
Estaduais
O primeiro semestre foi marcado por campeonatos estaduais em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Inicialmente, precisamos relembrar que o Gaúcho precisou ser interrompido na metade da primeira fase devido às enchentes na região no começo de Maio, não havendo condições de retomá-lo nesta temporada.
Foi em Pernambuco, que restabeleceu o certame estadual após alguns anos, que tivemos o primeiro campeão de 2024 no final de Maio, com o Santa Cruz Imortais conquistando o título em campanha com três vitórias contra e Mariners Development e Caruaru Wolves (2x).
No final de Junho, a SPFL coroou seus campeões nas Séries Prata e Ouro. Na Prata, o novato Caniballs, da capital paulista, superou algumas equipes tradicionais para conquistar o título invicto em cinco partidas. Na Série Ouro, a sensação Guarás, sediada em Areiópolis, fundada em 2022 e campeã da Série Prata 2023, alcançou o título invicto em quatro partidas.
O mês de Julho marcou as outras três finais estaduais e a manutenção de hegemonias locais. Em terras mineiras, o Galo FA alcançou o pentacampeonato ao derrotar o América Locomotiva no Minas Bowl. Em São Paulo, o Rio Preto Weilers venceu o Sampa Bowl contra o Moura Lacerda Dragons e conquistou o tetracampeonato consecutivo da SPFL Diamante.
E no Paraná, o Coritiba Crocodiles foi implacável por mais um ano, anotando 263 pontos e não sofrendo sequer um em seis partidas. O triunfo no Paraná Bowl contra o LEC Bristlebacks, outra sensação da temporada, registra outra marca inédita da equipe na história do FABR, com o hendecacampeonato estadual – 2009 a 2015, 2018, 2022 a 2024.
O football state ainda teve o Araucária Bowl, celebrando a terceira edição do torneio estadual feminino e que contou com Silverhawks e Phoenix, com vitória das tradicionais “falcões prateadas” em seu segundo título na história.
Nacionais e Regionais
Dentro do segundo semestre, o único torneio regional disputado no ano foi a tradicional Taça Nove de Julho, que em sua oitava edição repetiu a final de 2023 entre Empyreo Leme Lizards e Guarani Indians. E o título também ficou com campeão da temporada anterior, com a equipe de Campinas alcançando o segundo triunfo na história.
Nos torneios nacionais, tivemos a primeira edição da terceira divisão do Brasileirão da CBFA, a D3. Contando com equipes dos três estados do Sul e de São Paulo, o título foi conquistado pelo Ponta Grossa Phantoms, equipe que voltou à ativa em 2023 após 10 anos, ao derrotar o Werewolves (vice-campeão da SPFL Ouro) em casa no Estádio Germano Krüger. Vale lembrar que, ainda dentro do paranaense, o time também conquistou o título do Pinhão Bowl.
Na D2, a segunda divisão do Brasileirão, o Ocelots defendeu o título da temporada passada ao derrotar o vice-campeão paranaense, Bristelbacks, em partida disputada no Estádio do Café, em Londrina-PR, e decidida com field goal nos últimos segundos do quarto período.
Seguindo após o trágico desfecho do Crocodiles, a divisão principal do Brasileirão, a D1, marcou a inédita classificação de Guarulhos Rhynos e Spartans FA à final nacional. E a partida disputada no CERET, em São Paulo-SP, e com transmissão do Canal GOAT entregou o que se esperava.
O inicial domínio do Spartans, que chegou a abrir duas posses de bola no terceiro quarto, foi revertido pelo Rhynos no último período, contando com dia inspirado da dupla Catullo Góes – José Ayres, anotando três touchdowns, além de ótimo trabalho do special team na recuperação de posse em duas oportunidades e em ótimos retornos de chute de Wallace “Kamara”.
Em campanha onde também derrotou o então campeão Weilers na semifinal, a vitória por 37 a 28 na decisão do Brasileirão coroou 17 anos do programa esportivo que traz em seus pilares “máximo esforço, amor ao processo e cumplicidade”.
Na Liga BFA, outro ineditismo com o título do Recife Mariners. Também com 17 anos de história e nascido nas areias da Praia de Boa Viagem, os comandados de Lucas David derrotaram o atual campeão Galo FA na Arena Pernambuco na primeira final nacional disputada em estádio de Copa do Mundo.
Em jogo que começou bastante truncado, a equipe pernambucana anotou dois touchdowns no final do segundo período e aumentou a vantagem no começo do terceiro. Com ótima atuação defensiva colocando muita pressão sobre o quarterback mineiro, a vitória relativamente tranquila pelo placar de 22 a 6 marcou nova conquista do “rei dos mares”.
Por fim, no Brasileirão Feminino, as equipes que dominam o cenário nacional desde o pós-pandemia também se encontraram em final no CERET, em São Paulo-SP, com a Portuguesa Avengers derrotando o Curitiba Silverhawks. Em virada que contou com dois touchdowns na conexão entre “Sol” Oliveira e Lara Nesralla, a equipe paulista derrotou o então campeão pelo placar de 15 a 8.
2024 em Números
Em levantamento realizado pela página Rankings do FABR (@rankingsdofabr), trazemos alguns números resumindo esta temporada de FABR. Como pode ser observar, o desenvolvimento do eixo São Paulo – Paraná demonstrado na formatação dos torneios estaduais e na presença das equipes nos nacionais de todas as divisões se evidencia no número de jogos nessas praças.
Além disso, seguimos a tendência desde o fim da pandemia, com redução gradativa do número de equipes ativas e, consequentemente, do número de jogos disputados no cenário nacional como um todo.