
“Não tá fácil pra ninguém” é a frase mais falada no atual cenário do FABR e duas equipes que estão bem desfalcadas nesta temporada resolveram se juntar para disputa do campeonato mineiro. É comum que times da mesma região façam fusões para somar força e sobrevier, mas dessa vez aconteceu algo peculiar.
Da cidade do calçado, o Nova Serrana Forgeds via grande parte do seu time de defesa diminuído; por outro lado, no Vale do Aço, em Ipatinga, Tigres FA com seu time de ataque incompleto. Então, as equipes, mesmo com longa distância, resolveram se fundir, mas com uma boa estratégia: cada time com uma equipe, ou seja, acordaram em Nova Serrana ficar com o time de ataque e special team do kick off, e Tigres com o time de defesa e special team de retorno.
Dessa fusão nasceu os “Tigres Forjados”, um time improvisado, mas estrategicamente organizado. E eles tiveram seu primeiro teste de fogo neste início de Campeonato Mineiro: estrear contra os campeões do Gerais Bowl (algo como o campeão do interior).
Como foi a estreia do Tigres Forjados no Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2025
Essa divisão inteligente permitiu que cada grupo se concentrasse em suas forças, treinando de forma focada e intensa. No dia do jogo, a estratégia deu resultado. Nova Serrana, conhecida por sua linha ofensiva física e temida por executar a jogada “double wing” com maestria, avançou sobre a defesa juiz-forana e garantiu um touchdown crucial com Vanderson Luiz da Silva “Fumaça”, xp convertido pelo kicker Leonardo Cabral. Do outro lado, a defesa dos Tigres fez seu papel com perfeição, neutralizando as investidas dos Imperadores e segurando o placar até o apito final – 7 a 0, Forjados.
Se para os Tigres Forjados essa vitória representou superação e a confirmação de que a parceria pode render frutos, para os Imperadores, a derrota expõe um momento de transição. Ficar o segundo semestre fora em 2024 abriu um tempo muito grande após o título do Gerais Bowl. Alguns aposentaram após a conquista do Gerais Bowl, fechando um ciclo vitorioso. Diante disso, vários novatos no time, que realizaram a seletiva havia um mês.
Estavam também seu QB1, o Rafael Menezes, então o time teve que forçar mais jogada terrestre, que cansou diante da defesa do Tigres.
“Acho que eles estavam mais desfalcados do que a gente. Tiveram mais mudanças do que o ataque dos Forgeds e defesa dos Tigres. Nisso, conseguimos impor melhor fisicamente o ataque e defesa. Imperadores sem seu QB principal, optou mais por corrida do RB Leandro, mas o Douglas (DC) fez um trabalho espetacular e conseguiu neutralizar o ataque deles. A nossa junção deu muito certo e as peças faltantes dos Imperadores nos favoreceu”, explicou Moacir Henrique, coach dos Forgeds.
“O junta-junta deles foi um case de sucesso. O melhor jeito de juntar foi o que eles fizeram, você coloca um time completo de ataque e defesa, assim não tem problema de entrosamento. Mas nosso ataque foi ruim, com chamadas ruins, todo mundo jogou mal. Nossa defesa resistiu bem ao jogo físico deles, tomando apenas um TD. Só que o fator principal da derrota eu atribuo ao ataque. A falta do nosso QB principal pesou. Agora é treinar pra tentar reverter isso.” – Marcos Nogueira, presidente dos Imperadores.
O que vem por aí para Forjados e Imperadores no Campeonato Mineiro?
Com a vitória diante do confronto direto contra Imperadores, os Tigres Forjados ficam na vantagem para jogar contra Lobos em casa nos playoffs da fase Gerais (primeira fase).
Já os Imperadores enfrentarão o Cruzeiro fora de casa na outra chave.
> Confira nossa página especial sobre o Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2025