A retomada das atividades do futebol americano nacional trouxe uma novidade para o maior campeonato estadual do Brasil. A São Paulo Football League (SPFL) retorna em 2022 com suas três divisões (Diamante, Ouro e Prata – no total de 27 times) e, depois de uma temporada, com todos os seus campeões. Ou quase isso.
Tricampeã das três primeiras edições, a Portuguesa resolveu não participar da edição 2019 para focar no campeonato nacional então vigente, a BFA. O time conseguiu fazer com que o football paulista voltasse aos playoffs, mas sem avançar para as fases derradeiras da competição.
Durante a pandemia, o time deixou de levar o nome da Portuguesa e retornou a suas origens – Guarulhos Rhynos. No entanto, o time volta ao estadual sem um de seus ícones – o head coach Tidus.
Série Diamante
Reunindo a elite do futebol americano paulista, a série Diamante traz, além do Rhynos, o atual campeão (2019), o Rio Preto Weilers. Com um reforçado staff técnico e jogadores de destaque, como o running back americano Cody Lamoreaux, o wide-receiver Igor Rogue (ex-América Bulls) e o linha ofensiva Maicoul Souza – convocado para a Seleção Brasileira – a equipe aparece como favorita ao bicampeonato.
Desafiantes, além do Rhynos, aparecem as três grandes tradições do futebol americano de São Paulo: o Corinthians Steamrollers, que tem o retorno do quarterback Matheus Torres a suas fileiras, o Spartans Football, com jogadores também da Seleção como Vitor Hugo “Mega”, além do “inaposentável” KC Frost, e o São Paulo Storm, a verdadeira icógnita entre os grandes.
A rodada inicial será no dia 13 de março, com destaque para a estreia do Weilers e o maior clássico paulista – Steam x Storm.
> Confira a tabela da série Diamante da SPFL 2022
Séries Ouro e Prata
Evitando um desequilíbrio grande entre os times, a SPFL mantém seu esquema de três divisões, evitando placares elásticos. Na série Ouro, o tradicional Sorocaba Vipers, que já foi campeão da divisão de acesso nacional em 2015, mede forças com o organizado São Bernardo Avengers. Já na Prata, os também tradicionais Mooca Destroyers e ABC Corsários devem ter muitas dificuldades contra as equipes do Vale do Paraíba/Litoral Norte – Cruzeiro Guardians, Taubaté e Caraguá Ghostship.
> Saiba mais sobre a Série Ouro da SPFL
> Saiba mais sobre a Série Prata da SPFL
[…] > Saiba mais sobre a edição 2022 da SPFL […]