O futebol americano praticado no Brasil já tem mais de 300 equipes entre todas as modalidades e cada vez mais agora investe na formação de equipes de categorias de base. E para manter os jovens com o espírito competitivo em alta, amistosos interestaduais são necessários.
E foi justamente o que aconteceu no último final de semana entre a Seleção Mineira sub-20 e o Rio Football Academy, na cidade mineira de Betim. Os donos da casa foram mais eficientes e venceram por 19 a 0. O placar foi aberto pelo retornador Hugo Ribeiro (do Gladiadores), em retorno de punt – Samuel Lemes (do Galo FA) garantiu o 7 a 0. Outro jogador do Galo, o linha defensiva Lucas Hipólito, recuperou fumble e levou para endzone (sem ponto-extra) e o último touchdown foi feito pelo running back Athos Peixoto (também sem ponto-extra): 19 a 0.
Presidente da Federação Mineira ressalta a importância das categorias de base
Apostando já há dois anos nas categorias de base, a Federação Mineira de Futebol Americano acredita que não há popularização do esporte sem o fomento das categorias de base, como ressalta o presidente, Giuliano Grotto: “Sempre demos atenção especial às categorias de base. Queremos e vamos cada vez mais dar a devida importância a este projeto. Os times também já viram essa importância e todos já tem projetos em andamento relacionados com a sub-20. Isso se reflete a excelente qualidade técnica que esses atletas, mesmo novos no esporte, já estão apresentando, tanto na Seleção quanto em seus times”, concluiu.
A Seleção Mineira sub-20 foi vice-campeã no primeiro campeonato nacional da categoria, disputado em 2018. Confira como foi.