A Copa do Brasil de Flag Football 5×5 já conhece os campeões das Super Finais de 2022. No último domingo (28), quase um mês após o Campo Grande Predadores (MS) bater o Vasco Almirantes (RJ) na decisão da categoria masculina, as Valkyrias (AM) superaram o Phoenix (SP) por 21 a 0 e conquistaram o título feminino.
> Confira aqui o calendário de eventos de futebol americano
Com a vitória das amazonenses na cidade de Piedade, no interior de São Paulo, as equipes campeãs nacionais deste ano são do Norte e do Centro-Oeste. Além disso, em ambas as finais, um time do Sudeste foi derrotado no duelo decisivo.
Raio-X regional
O Sudeste, inclusive, foi a região com mais representantes nas Super Finais nas duas categorias. Foram oito equipes no masculino e sete no torneio feminino. Embora não tenham garantido o título, os times da região marcaram presença em peso nas outras colocações dos pódios.
O Vasco Almirantes, vice-campeão do masculino, também ficou nas primeiras posições no feminino, terminando em terceiro ao vencer o Desterro Atlantis. Ainda entre os homens, as outras duas equipes que disputaram as semifinais, Rio Football Academy e São Paulo Buzz, são do Sudeste. A região também emplacou o Rio Preto Weilers e o América Big Riders nesse top 6.
Essa foi a terceira vez na história das Super Finais, realizada desde 2013, que nenhum time do Sudeste se sagrou campeão no masculino ou no feminino. A primeira ocasião aconteceu em 2017, com ambos os vencedores das categorias sendo do Mato Grosso do Sul; e depois em 2019, a última edição antes da pandemia, que coroou um time do Mato Grosso do Sul e outro do Rio Grande do Norte (veja abaixo).
Representatividade da conquista
Ter um campeão do Norte e outro do Centro-Oeste nas Super Finais reflete um equílibro no flag football praticado nas regiões do país. É a prova de que o esporte está sendo nivelado por cima e que vem evoluindo nos mais diversos estados brasileiros.
“Isso mostra bem o cenário de expansão do Flag e o crescimento da modalidade. Existe a opinião equivocada de que o esporte é do Sul e Sudeste, pela quantidade de equipes ser maior nesses eixos, mas nosso esporte mostra mais um vez que é do Brasil e para todos os atletas brasileiros. E também que o esforço e dedicação são recompensados, independentemente da região onde o esporte é praticado”, avaliou William Zapparolli, diretor de futebol americano e de seleções da CBFA.
“Temos muito orgulho de todos nossos campeões e de toda a movimentação de nosso comunidade para ver o Flag crescer. Tivemos esse ano um recorde em inscrições de equipes e atletas, e acreditamos que no próximo ano esse recorde será batido. Nosso esporte, nossas seleções e a Confederação se fortalecem com isso, e assim nossa comunidade cresce cada vez mais”, completou Zapparolli.
Confira todos os campeões das Super Finais:
- 2013:
Feminino: São Paulo Storm (SP)
Masculino – Cronos Football (SP)
- 2014:
Feminino: Fluminense Guerreiras (RJ)
Masculino: Goiania Rednecks (GO)
- 2015:
Feminino: Fluminense Guerreiras (RJ)
Masculino: Cuiabá Arsenal (MT)
- 2016:
Feminino: Campo Grande Cobras (MS)
Masculino: Carcamanos (SP)
- 2017:
Feminino: Jacarés do Pantanal (MS)
Masculino: Campo Grande Predadores (MS)
- 2018:
Feminino: Antares Football (RJ)
Masculino: Spartans Football (SP)
- 2019:
Feminino: Cobrarés (MS)
Masculino: Bulls Potiguares (RN)
- 2020:
Sem torneio
- 2021:
Sem torneio
- 2022:
Feminino: Valkyrias (AM)
Masculino: Campo Grande Predadores (MS)
[…] (CBFA) para a edição deste ano do torneio e possui dois objetivos: premiar os vencedores das Super Finais e homenagear os antigos […]
[…] do que um feito de uma só equipe. Com a vitória sobre o Phoenix (SP) por 21 a 0, elas se sagraram campeãs invictas da Super Final Feminina da Copa do Brasil e entraram para a história do Flag Football 5×5. O título brasileiro foi o primeiro da […]
[…] convocação acontece exato um mês depois da Super Final Feminina, que sagrou as Valkyrias, do Amazonas, campeãs brasileiras pela primeira vez. Além do desempenho […]