Muitas equipes da NFL, mesmo já com milhões de torcedores, têm departamentos de relações com a comunidade, o que gera mídia positiva, novos fãs e ajuda a manter o interesse pelo esporte por parte do público, principalmente as crianças.
No Brasil, onde o futebol americano ainda é desconhecido da maioria da população, iniciativas similares deveriam ser ainda mais importantes. Acordando para esta necessidade, Portuguesa FA e São Paulo Storm uniram forças para um programa especial de divulgação do futebol americano em escolas públicas e particulares de São Paulo. O LusaStorm Day será no dia 26 de agosto, no Canindé, com atividades de todas as categorias, culminando na partida entre ambos, válida pela BFA.
“O objetivo principal do projeto é aumentar o número de praticantes e também de fãs da bola oval na Grande São Paulo. Hoje, se as equipes focarem apenas em divulgação de eventos em redes sociais, ela atingirá em maior escala, atletas em idade adulta ou que já praticam o esporte em outras equipes. Então, surge a necessidade de irmos para a rua à procura desses novos fãs. Fora isso, as equipes já perceberam a necessidade de desenvolverem o esporte ainda na adolescência”, explicou Alan de Sá Barbosa, presidente da Portuguesa FA.
As escolas visitadas a partir dessa semana e que poderão ter alunos que viverão a experiência são as Estaduais Orestes Guimarães, Marechal Deodoro, Amadeu Amaral e Vereador Antonio. Elas ficam todas na região do Estádio do Canindé. Desta forma, os times focam na divulgação e querem levar esses jovens para a partida entre ambos no dia 26 LusaStorm Day e também para participarem de atividades lúdicas no gramado que já foi consagrado por lendas do futebol da bola redonda.
“A ideia é atrair público para o jogo que hoje é um dos principais clássicos do futebol americano de São Paulo. Nossa meta é lotar o Canindé para esse evento, que vai colocar as equipes frente à frente em diversas modalidades, como também o flag feminino e as equipes de desenvolvimento”, disse Hélton Generoso, presidente do São Paulo Storm.
Muito além do Day
O LusaStorm Day é uma grande ação de marketing junto à comunidade próxima ao Estádio do Canindé para levar mais público ao jogo entre Portuguesa e Storm e também mostrar um pouco do gosto do futebol americano para as crianças do entorno. Mas a ação será somente para este jogo do dia 26?
“Nosso programa esportivo já previa visitas às escolas da cidade, sejam particulares ou públicas. Após o evento, focaremos em expandir e melhorar esse projeto, visitando, pelo menos, uma escola por mês. Porém somente como Portuguesa FA. Mas imaginamos que o SP Storm também siga com as visitas”, disse Alan.
“Nós já conduzimos um projeto em paralelo junto com a escolinha de futebol americano 7 jardas, que promove clínicas em escolas aqui de São Paulo”, esclareceu Generoso.
Um teaser que provocou especulações
O teaser do Lusa Storm Day provocou especulações sobre uma possível fusão entre os times, algo que há alguns anos já corre no imaginário do futebol americano paulista. No entanto, o casamento entre os dois foi descartado pelos presidentes.
“São Paulo também já mostrou que as fusões nem sempre são o melhor caminho para o desenvolvimento das equipes. É algo bastante delicado lidar com diferentes culturas, modos de gestões, ainda mais quando falamos de duas equipes que estão há mais de uma década na luta. Porém, São Paulo já demonstrou também que as equipes precisam agir em conjunto para crescerem. O LusaStormDay é um dia para celebrarmos o desenvolvimento de todas as nossas categorias e, pra chamar a atenção do grande público, nada melhor do que colocarem frente a frente, duas grandes estruturas do estado. E pretendemos que esse evento possa se repetir nos próximos anos. O namoro entre as equipes se resume à isso. Para o momento, as diretorias não planejam nenhuma fusão”, enfatizou Alan.
A fusão também foi negada pelo presidente do Storm, Helton Generoso: “Não. Unimos os nossos departamentos de marketing para essa ação pontualmente apenas. Uma fusão entre as equipes está fora de cogitação”.
Programação do LusaStorm Day, dia 26/08, no Canindé
8h – Clínica de flag 5×5 sub-15 ministrado junto ao 7jardas e de flag 8×8 com os atletas do Núcleo de Diadema do Storm
9h15 – Partida de Futebol Americano Sub-19 8×8, masculino
10h15 – Partida de Flag Feminino 5×5
11h25 – Partida de Futebol Americano Feminino: a estreia da equipe de Futebol Americano Feminino da Portuguesa contra as convidadas do Curitiba ColdKillers
14h30 – Portuguesa FA e São Paulo Storm, pela 3ª rodada da BFA
> Confira o Guia da Conferência Sudeste – BFA
> Saiba resultados, agenda de jogos e classificação da BFA
[…] Por outro lado, na cidade mais populosa do Brasil os times ainda não conseguem atrair os fãs para os estádios: em nenhum dos jogos de Portuguesa, Corinthians ou Storm o público foi maior que trezentos torcedores – dos cinco piores na BFA, três são das equipes paulistas. Esperamos que estes números e cenário mudem após o anúncio do LusaStorm Day. […]
[…] > Saiba mais sobre o LusaStorm Day […]
[…] O LusaStorm Day é amanhã, um dia inteiro de atividades de futebol americano, como flag, estreia do time feminino da Portuguesa contra o Curitiba Coldkillers e cheerleaders. Mas também há a partida da BFA entre Portuguesa e Storm, valendo uma importante vitória na pretensão das equipes em avançar para os playoffs do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. […]
[…] Fonte: Salão Oval […]
[…] por enquanto somente o jogo entre Portuguesa e Storm, que fizeram uma ação combinada chamada de LusaStorm Day, conseguiu levar mais de 500 […]