Trinta equipes fizeram parte da primeira edição da Brasil Futebol Americano, mas somente dezesseis times passarão para os playoffs da competição. A BFA já está no final de sua temporada regular e, atualmente, 11 times já garantiram sua vaga para a próxima fase.
Com cinco vagas ainda para serem preenchidas e diversas dúvidas sobre as chances de cada time, criamos este guia com o que cada equipe precisa fazer para melhorar suas posições de classificação, conseguir sua vaga para os playoffs ou até mesmo para fugir do rebaixamento.
Já temos os quatro classificados para os playoffs no Nordeste (Caçadores, Espectros, Mariners e Cavalaria). Portanto, os jogos restantes definirão os seeds dos classificados e quem cairá para a Liga Nordeste em 2018.
Ceará Caçadores (4-1) [ainda jogará contra o Recife Pirates – 23/09]
A classificação do Ceará Caçadores veio depois de vitória fora de casa contra o Recife Mariners, pelo placar de 14 a 23. Para os cearenses, a melhor colocação possível é o primeiro seed. Para isso, o time precisa vencer o Recife Pirates na última rodada e torcer pela vitória do Recife Mariners contra o João Pessoa Espectros. Com este cenário, o titulo da divisão Norte ficaria com o Caçadores e da divisão Sul com o Mariners, mas como o Caçadores venceu o Mariners na temporada regular, ele ficaria com a primeira posição geral da conferência Nordeste.
UFERSA Petroleiros (2-3) [ainda jogará contra o Tropa Campina – 23/09]
A equipe de Mossoró já não possui mais chances de se classificar para a próxima fase da competição, assim como está livre da possibilidade de rebaixamento.
Bulls Potiguares (1-4) [ainda jogará contra o Cavalaria 2 de Julho – 16/09]
Os touros já não possuem mais chances de classificação para os playoffs, mas a equipe potiguar ainda corre o risco de rebaixamento. Para fugir da queda, o time depende somente de si, já que uma vitória contra os baianos da Cavalaria 2 de Julho asseguram o Bulls na elite do futebol americano nacional. Em caso de derrota, o time deve torcer para que o Pirates não derrote o Caçadores em seu último jogo para não decidir quem cai em um inédito sorteio.
Tropa Campina (1-4) [ainda jogará contra o UFERSA Petroleiros – 23/09]
Os estreantes na elite do futebol americano nacional ainda possuem chances de mínimas de serem rebaixados. O time de Campina Grande, no pior cenário possível, cai em um empate tripo: se o Tropa e o Bulls Potiguares perderem na última rodada e o Recife Pirates vencer o Ceará Caçadores, os três times empatarão em 1-5 (Tropa, Bulls e Pirates).
Pelo regulamento, o primeiro critério de desempate é a força de tabela, que corresponde a soma de vitórias dos adversários de cada time, dividido pelo número de jogos que no caso desta conferência são 6. Como Bulls e Pirates terão enfrentado os quatros classificados e o Tropa Campina apenas três (não enfrentou o Espectros), o Tropa seria o rebaixado.
João Pessoa Espectros (5-0) [ainda jogará contra o Recife Mariners – 17/09]
Os fantasmas garantiram sua classificação para a próxima fase depois da contundente vitória contra o Recife Pirates pelo placar de 64 a 00. Os Espectros são os únicos ainda invictos na conferência Nordeste e ficarão com o seed 1 dos playoffs se vencerem o Recife Mariners, na última rodada da temporada regular. Os fantasmas são os únicos que dependem somente de si para garantir a primeira posição geral da conferência.
Recife Mariners (4-1) [ainda jogará contra o João Pessoa Espectros – 17/09]
Os pernambucanos cravaram sua vaga nos playoffs depois da vitória deste final de semana contra o Bulls Potiguares, pelo placar de 26 a 06. Com o resultado, o Mariners chegou a sua quarta vitória na competição e ainda podem ficar na primeira posição geral da conferência Nordeste se vencerem o Espectros e o Caçadores perder para o Recife Pirates.
O cenário é simples, já que uma vitória contra o Espectros coroa o Mariners como campeão da divisão e uma derrota do Caçadores contra o Pirates deixa o time cearense com 4-2 na temporada regular.
Cavalaria 2 de Julho (3-2) [ainda jogará contra o Bulls Potiguares 16/09]
Já classificado para os playoffs, a Cavalaria fez história ao garantir pela primeira vez uma classificação de um time baiano para os playoffs de uma competição nacional no futebol americano. Como o time foi derrotado na temporada regular para Recife Mariners e João Pessoa Espectros, já está automaticamente na quarta posição geral e enfrentará o seed 1 na próxima fase.
Recife Pirates (0-5) [ainda jogará contra o Ceará Caçadores 23/09]
Os piratas de Pernambuco ainda possuem chances matemáticas de fugir do rebaixamento. Além do cenário descrito no tópico sobre o Tropa Campina, há mais um: para isso, o time precisa vencer o Ceará Caçadores e ainda depender de determinados resultados para o Bulls Potiguares preencher a vaga para a Liga Nacional 2018. O cenário que salva o Pirates, neste caso, é através de sorteiro, já que a tabela da equipe é igual ao dos touros.
Como não houve confronto entre Pirates e Bulls, os critérios de desempate são;
1. Maior força de tabela entre as equipes empatadas; [critério igual]
2. Maior número de vitórias nos confrontos entre as equipes empatadas; [critério igual já que os adversários são os mesmos]
3. Maior saldo de pontos nos confrontos entre as equipes empatadas; [não houve duelo entre Pirates e Bulls]
4. Sorteio.
Tudo quase definido no Centro-Oeste: o que falta é saber quem cairá para a Liga Nacional no ano que vem, além da terceira e quarta posição dos playoffs.
Cuiabá Arsenal (3-0) [ainda jogará contra o Goiânia Rednecks 16/09]
Os cuiabanos já estão classificados para a próxima fase e, independente do resultado na última rodada, estão garantidos na primeira posição da conferência, devido a vitória no confronto direto contra os Tubarões, por 29 a 22.
Tubarões do Cerrado (3-1)
A vitória na última rodada contra o Sinop Coyotes, por 42 a 00, garantiu para o Tubarões do Cerrado a segunda colocação na conferência Centro-Oeste. A posição garante para os brasilienses o mando de campo no primeiro jogo dos playoffs, algo inédito para a equipe.
Goiânia Rednecks (1-2) [ainda jogará contra o Cuiabá Arsenal 16/09]
O Goiânia Rednecks já está classificado e pode garantir a terceira posição da conferência Centro-Oeste se vencer seu último confronto da temporada regular contra o Cuiabá Arsenal.
Campo Grande Predadores (1-3)
O Campo Grande Predadores já fez suas quatro partidas pela temporada regular da Brasil Futebol Americano e espera o resultado da partida entre Cuiabá Arsenal e Goiânia Rednecks para saber seu destino na competição. Uma vitória do Goiânia Rednecks garante a permanência dos campo-grandenses na elite do futebol americano nacional, já que levam a vantagem no confronto direto contra o Sinop Coyotes; se o Cuiabá Arsenal vencer o duelo, o Campo Grande Predadores está rebaixado, pois o time sul-mato-grossense ficaria atrás no quesito saldo de pontos entre os três confrontos.
Goiânia Rednecks 33 x 23 Campo Grande Predadores
Campo Grande Predadores 19 x 17 Sinop Coyotes
Sinop Coyotes 19 x 12 Goiânia Rednecks
#3 Sinop Coyotes (+5)
#4 Goiânia Rednecks (+3)
#5 Campo Grande Predadores (-8)
Sinop Coyotes (1-3)
A situação dos Coyotes é bem parecida com a do Campo Grande Predadores, já que o time de Sinop fez suas quatro partidas de temporada regular e aguarda resultado de Cuiabá Arsenal e Goiânia Rednecks para saber se vai ou não para os playoffs. Uma vitória do Arsenal classifica o time de Sinop; já a vitória do Goiânia Rednecks rebaixa os Coyotes para a Liga Nacional 2018.