No último sábado (09), o Galo FA viajou até Rondonópolis e enfrentou o Hawks pela segunda semifinal da Liga BFA 2024, vencendo pelo placar de 16 a 3. A conquista marca a chegada do atual campeão da Liga BFA a mais uma final nacional, a quinta consecutiva desde 2022 (3 vezes na BFA e 2 vezes no Brasileirão).
O jogo
A primeira campanha de ataque do time visitante se mostrou promissora, avançando rapidamente em campo até chegar à linha de 25 jardas do Hawks. No entanto, a finalização do drive contou com sequência de passes incompletos (inclusive em quarta descida) que manteve o placar zerado.
O ataque de Rondonópolis não conseguiu avançar em sua primeira campanha, mas o ótimo chute de punt deixou a unidade comandada pelo quarterback Lucas Caravita com as costas na parede, também não conseguindo firstdown. O curto chute de punt colocou o Hawks já na linha de 24 jardas do campo de ataque, mas novo three and out forçou o chute de field goal, convertido por Otávio Amorim para anotar os três primeiros pontos da partida.
A resposta do Galo foi quase imediata e, literalmente, ficou a uma jarda de alcançar a virada no placar, mas em jogada onde o receiver Bruno Patrus avançava mais de 60 jardas, o defensive back Keon Davis forçou fumble em cima da linha da endzone e recuperou a posse para o time da casa.
A defesa do time mineiro continuava implacável e no começo do segundo quarto permanecia sem ceder firstdowns em jogadas (apenas um em falta). No entanto, tentando ainda se recuperar do resultado da campanha anterior, o ataque do Galo sofreu novo turnover, agora em interceptação do defensive back Felipe Pegoraro.
Após novo three and out do ataque, a defesa do Hawks voltou a campo novamente com pouco tempo para descanso, e desta vez não foi páreo para o time de Lucas Caravita, que consegiu longo avanço em recepção de Daniel Martins e depois entrou na endzone em corrida do próprio Caravita, virando o marcador para 7 a 3 com o chute extra de João Chamone.
O restante do primeiro tempo seguiu na mesma toada, com o Hawks tendo muitas dificuldades no ataque, alcançando mais um firstdown somente nos últimos segundos antes do intervalo, e saindo de campo novamente sem marcar.
O terceiro período começou com posse da equipe da casa, que até conseguiu novo firstdown de forma rápida, mas em seguida novamente foi contido pela defesa mineira. Por outro lado, o ataque do Galo conseguiu novos ótimos avanços especialmente no jogo aéreo, com Daniel Martins e Vitor Rhoden, mas Keon Davis novamente entrou em ação e desta vez interceptou Caravita em passe na entrada da endzone, retomando a moral para o time de Rondonópolis.
No entanto, retornando ao ataque, o Hawks sofreu com a pressão de jogar com as costas na parede e um bad snap resultou em safety que ampliou a vantagem do Galo para 9 a 3. E desta vez, Caravita foi eficaz, com belo passe para Daniel Martins avançar 30 jardas e anotar o segundo touchdown da partida – 16 a 3 com o extrapoint de Chamone.
No último quarto, a equipe de Rondonópolis ainda demonstrou trouxe esperanças ao torcedor, chegando ao campo de ataque em quatro oportunidades, mas duas campanhas foram prejudicadas por diversas faltas e outras duas terminaram nas interceptações dos defensive backs Lucas Almeida e Matheus Morais. Com o placar e o relógio a seu favor, o Galo controlou o restante do tempo e confirmou sua vitória
O que vem por aí
O Mariners aguarda o vencedor de Rondonópolis Hawks e Galo FA pela outra semifinal da Liga BFA para conhecer seu adversário na final, marcada para dia 30 de Novembro na Arena Pernambuco, primeira arena de Copa do Mundo a receber uma final nacional.
> Confira tudo sobre a Liga BFA em nossa página especial