Agora é oficial. Nesta segunda (16), o Flag Football foi confirmado como um dos esportes estreantes no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A confirmação veio após a proposta do Comitê Organizador, o LA28, passar e ser aprovada na 141ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI). Os Jogos Olímpicos LA28 marcarão o retorno do Beisebol/Softbol, Críquete (T20) e Lacrosse (Seis) ao programa olímpico; e Flag Football e Squash farão sua estreia olímpica. A Sessão do COI também confirmou a reinclusão do Pentatlo Moderno e Levantamento de Peso, que agora se juntam aos 28 esportes previamente confirmados que estão #LA28BOUND. O COI adiou sua decisão de incluir o Boxe no programa LA28, aguardando esclarecimentos adicionais do órgão reconhecido pelo COI para o Boxe Olímpico.
“A esperança de um sonho olímpico acabou de se tornar uma busca ativa para inúmeros atletas ao redor do mundo. Esta jornada notável nos próximos cinco anos, sem dúvida, mudará vidas, inspirando atletas com a oportunidade de representar seu esporte e país no maior palco do mundo”, disse Janet Evans, Chefe de Atletas da LA28. “Participar dos Jogos é uma experiência diferente de qualquer outra, e qualquer atleta que a busque se tornará um fio valioso na história compartilhada dos Jogos LA28”.
O Brasil em busca de medalhas
O Flag Football vem sendo praticado no Brasil, especialmente em São Paulo, desde o início do século. A Seleção Feminina participa de mundiais desde 2012 e no último mundial, em Israel, o Brasil também estreou sua Seleção Feminina.
Além disso, através da atual administração da Confederação Brasileira de Futebol Americano, a modalidade vem se posicionando em todos os eventos internacionais, como exemplo o World Games realizado no ano passado, nos EUA.
> Seleção Feminina faz história em Israel
> Seleção Masculina estreia em 17º lugar em estreia em mundiais
Ontem, domingo (15), houve a grande realização do primeiro evento esportivo em conjunto com a NFL – o NFL Football. Foram 12 times de flag football 5×5 sub-12, demonstrando grande habilidade técnica e um futuro de promissores jogadores. No final, o Sorocaba Braves foi o campeão contra o Tribais, de São José dos Campos, em uma disputa acirrada (14 a 12).
[…] Isso é o que aponta a presidente da CBFA, Cris Kaji, em entrevista ao Salão Oval. Confira em nosso Youtube isso e muitos outros detalhes deste dia histórico para a modalidade, que acaba de ser oficializada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. […]
[…] Mas o mais importante do Torneio foi estimular a competição em mais alto nível para ser um grande trampolim rumo ao Mundial da Finlândia, no final de agosto deste ano, e um primeiro grande passo para buscar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. […]