A quarta edição do Campeonato Mineiro vem para a ser a maior já realizada em um dos estados cujo o esporte vem encontrando um grande desenvolvimento. Depois das edições de 2008, 2012 e 2016, a atual edição terá dez equipes, sendo inferior ao número de participantes apenas ao Gaúcho (12) e a SPFL (14).
Com tantos times em um estado que tem a extensão territorial do tamanho da França, a Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA) dividiu as equipes em três grupos regionalizados. Desta forma, os gastos logísticos são diminuídos para todos os times.
Patrocínios e apoios
A grande novidade está no naming rights do Campeonato, que será Campeonato Mineiro de Futebol Americano SESC 2018. A instituição já vem participando do cenário do futebol americano mineiro ao ceder o excelente campo do SESC Venda Nova para partidas de destaque, como a final da Copa Minas do ano passado.
Além do grande patrocínio e contínuo apoio do SESC, o Campeonato Mineiro também terá apoio da Secretaria Estadual e Municipal (Belo Horizonte) de Esportes, que abrirão mais espaços públicos para a prática do esporte e o treinamento das equipes. Segundo o secretário municipal, há mais de 80 campos na cidade e alguns deles podem receber o esporte.
Fórmula e detalhes do campeonato
Segundo o presidente da FEMFA, Abraão Coelho, mais de 90% dos jogos serão transmitidos online. O sistema de classificação contempla que os dois primeiros colocados já estarão nas semifinais, com o wildcard com os enfrentamentos entre 3º x 6º e 4º x 5º.
> Confira agenda de jogos e regulamento em nossa página especial
Cruzeiro x “Cruzeiro”?
O estado conta com três equipes na BFA, a elite do esporte nacional (Eagles, Imperadores e Locomotiva). O estadual está dividido em três grupos, o que fará com que um esperado encontro não aconteça na primeira fase.
O atual campeão nacional, o Sada Eagles, tinha a parceria com o Cruzeiro, gigante do futebol, até 2017. Agora, quem detém o brasão na metade azul de Minas é a equipe de Juiz de Fora, agora conhecida como Cruzeiro Imperadores.
Os dois times, como Sada Cruzeiro e Juiz de Fora Imperadores, fizeram a final da Copa Minas no ano passado, com vitória dos Eagles. A expectativa é que possam repetir essa final agora neste campeonato estadual de fato. No entanto, o América Locomotiva, outra parceria com o futebol, também está entre os postulantes à final.
No entanto o América locomotiva é um dos postulantes à final? impressionante como o tri campeonato invicto da modalidade não vale de nada pra quem conhece o FA a menos tempo mesmo… mais respeito com o time mais tradicional do estado.