No clássico entre os dois campeões estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro, o Flamengo Imperadores levou a melhor sobre a Portuguesa FA na estreia pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Americano (BFA – Conferência Sudeste) em vitória por 21 a 10 em pleno Canindé.
Os cariocas souberam balancear melhor seu ataque entre corridas e passes, tiveram uma defesa sólida, com uma sequência incrível do linha defensivo Denis e ainda converteram um retorno de punt em um lindo touchdown com Tomás Gonçalves. A Portuguesa teve seu ponto forte, como esperado, em seu jogo aéreo, que converteu um touchdown com um dos wide-receiver mais técnicos do Brasil, Luiz Domingues, em sua primeira atuação do ano.
> Inscreva-se em nosso Youtube e assista ao compacto da partida
Os detalhes do jogo
A Portuguesa começou pressionando o Flamengo, a ponto de perseguir o quarterback Bernardo dentro da endzone rubro-negra. Com a bola depois do punt carioca, os anfritriões demoraram para chegar à redzone, alternando muitas jogadas aéreas com algumas corridas. A investida lusa terminou com um field goal de Renan Buzz, que tirou o zero do placar – Portuguesa 3 a 0.
O field goal de Buzz abriu o placar para a Portuguesa FA contra o @flamengofa no Canindé – 3 a 0 pic.twitter.com/1n2u4gSXgg
— Salão Oval (@SalaoOval) July 30, 2018
O Flamengo respondeu logo no início do segundo quarto, com um touchdown de 43 jardas no passe de Bernardo para o tight-end Cebola. O mítico jogador do FABR e da Seleção Brasileira recebeu a bola na jarda 20, cortou para o meio e partiu para endzone. Com extra-point convertido, o Flamengo virou o placar para 7 a 3.
O @flamengofa virou o jogo com o touchdown no passe de Bernardo para Cebola – xp good e 7 a 3 contra a Portuguesa pic.twitter.com/kNDifKKt96
— Salão Oval (@SalaoOval) July 30, 2018
Após forçar um 3&out da Portuguesa e conseguir uma boa posição de campo no retorno de punt com Tomás Gonçalves, o Flamengo avançou até a endzone com o running back Johnny Santos (ex-Portuguesa). No entanto, um holding impediu que o touchdown fosse válido. Na sequência, os planos cariocas de pontuar na campanha foram frustrados por linda interceptação de Fabião.
Com faltas, corridas que não conseguiam grande avanço e sem completar as jogadas aéreas, a Portuguesa novamente perdeu a posse de bola ofensiva de forma muito rápida. Ao contrário dos paulistas, o Flamengo conseguia alternar melhor as jogadas terrestres e aéreas, ficando mais tempo com a bola.
No entanto, quem conseguiu pontuar antes do fim do segundo quarto foi a Portuguesa. Depois de não poder atuar pela SPFL por conta da regra de transferências do estadual, o wide-receiver Luiz Domingues (um dos jogadores no Mundial de Ohio) mostrou toda a sua categoria ao receber bonito passe de Catullo na endzone – extra-point confirmado e virada da Portuguesa, com certeza, antes do fim do primeiro tempo – 10 a 7.
Em sua primeira partida no ano (não pode jogar a @SaoSpfl por conta da regra de transferência), Luiz Domingues fez bonito touchdown – Portuguesa 10 a 7 contra o @flamengofa – #EsteVídeoContémDancinhas pic.twitter.com/7b514WqjOy
— Salão Oval (@SalaoOval) July 30, 2018
O terceiro quarto começou com a Portuguesa conseguindo alternar melhor os avanços terrestres e os passes. O time chegou a jarda um do Flamengo, mas em três ações impressionantes do defensive lineman Denis (outro do Mundial de Ohio), os rubro-negros empurraram os paulistas para longe. A Portuguesa teve que se contentar com uma tentativa de field goal, que não obteve sucesso.
Denis impede touchdown da Portuguesa em uma de suas muitas ações na partida na defesa do @flamengofa pic.twitter.com/yoeCJN9Xjv
— Salão Oval (@SalaoOval) July 30, 2018
O Flamengo chegou com tudo no último quarto. Aproveitando de um erro na marcação da Portuguesa, Bernardo achou o rápido Tomás no meio do campo e o wide-receiver levou a bola para a endzone. Extra-point confirmado e 14 a 10 no placar para os visitantes. Na sequência, após punt da Portuguesa, Tomás fez mais um, agora em um lindo retorno de punt, que garantiu o 21 a 10 no placar.
Que retorno de punt foi esse, Tomás? #sensacional @flamengofa pic.twitter.com/ekgGVB1L07
— Salão Oval (@SalaoOval) July 30, 2018
A Portuguesa tentou reagir, mas foi interceptada por duas vezes. O Flamengo também não foi efetivo, pois uma falta anulou um bonito touchdown de corrida de Johnny Santos. Nos minutos finais, a Portuguesa visitou a redzone carioca de maneira persistente, mas sem efetividade, pelo menos que fosse validada pela arbitragem. Em recepção de Domingues na endzone, os árbitros não validaram este touchdown.
Mais uma linda recepção de Domingues na endzone… mas a arbitragem não confirmou o touchdown… foi ou não foi? #lancepolêmico pic.twitter.com/lVUHkMZN5c
— Salão Oval (@SalaoOval) July 30, 2018
Foi Touchdown ou não para a Portuguesa? #lancepolêmico pic.twitter.com/CLI2d4Mmkj
— Salão Oval (@SalaoOval) July 30, 2018
Nos segundos finais, o Flamengo gastou o relógio e garantiu uma estreia triunfante no Campeonato Brasileiro.
Próximos jogos
O Flamengo irá a Minas encarar outro vencedor da primeira rodada, o América Locomotiva. Já a Portuguesa, que perdeu sua invencibilidade no ano após um título invicto de oito jogos na SPFL, jogará o clássico em São Paulo contra o Corinthians Steamrollers.
> Confira a agenda e resultados da Conferência Sudeste da BFA
[…] > Em jogo entre campeões, Flamengo leva a melhor na BFA […]
[…] > Saiba tudo sobre o jogo […]
[…] Portuguesa não teve uma semana de descanso para encarar o Flamengo Imperadores na estreia da BFA. Depois da derrota para os campeões cariocas, o time comemora o fato de ter tido duas semanas de preparação para o clássico deste sábado à […]