Neste domingo (20), Galo FA e Vasco Almirantes se encontraram pelo terceiro ano seguido na final da Conferência Sudeste da Liga BFA, e o resultado foi semelhante aos anos anteriores, com a equipe mineira se sagrando campeã e mantendo a hegemonia regional no torneio.
A conquista também mantém a marca do Galo em chegar a todas as semifinais nacionais de primeira divisão desde seu acesso em 2017. Outra curiosidade é que o time é o único semifinalista que também esteve nesta fase do torneio em 2023.
O jogo
O time da casa começou a partida de forma animadora, com dois longos avanços aéreos de Vitor Rhoden que deixaram seu ataque na redzone adversária, mas o placar permaneceu zerado após tentativa falha de field goal. O Almirantes também não conseguiu sucesso em sua primeira campanha, e ainda contou com bad snap no punt para recuperação do defensive back mineiro Lucas Almeida avançando até a endzone para anotar o touchdown – 7 a 0 com o chute extra de João Pedro Mascarenhas. No estouro do relógio do primeiro tempo, o Vasco teve a chance de diminuir a desvantagem em field goal, sem sucesso.
O terceiro período contou com “troca de turnovers” das equipes, com duas interceptações pelo Galo (Ricky Johns e Lucas Almeida) e um fumble forçado/recuperado pelo Almirantes (Elijah Aikens/Guilherme Stutz). E essas defesas continuaram implacáveis impedindo avanços relevantes dos ataques adversários, seguindo assim até o final da partida, quando Ryan David ainda interceptou o quarterback carioca na última jogada para selar o hexacampeonato da BFA Sudeste.
O que vem por aí
O Galo FA viajará até o Mato Grosso para enfrentar o Rondonópolis Hawks pela semifinal da Liga BFA, em confronto marcado para o final de semana de 03-04 de Novembro.
> Confira tudo sobre a Liga BFA em nossa página especial