E a dinastia caiu. Com um nome diferente, mas com o mesmo elenco da tricampeã Lusa Lions (2016-18 e o time não participou da edição 2019), os jogadores que hoje formam o time do Guarulhos Rhynos foram derrotados pela primeira vez em uma partida da SPFL. E o responsável foi o Moura Lacerda Dragons, que também mudou de nome para este ano (ex-Ribeirão Preto Challengers).
A vitória do Challengers não só colocou o time nos playoffs, mas direto nas semifinais, já que o máximo que pode ocorrer com a rodada final é o empate na campanha em 4-1 com o Rhynos. No desempate em confronto direto, o time do interior leva a melhor.
O jogo
Uma das partidas mais importantes da fase regular da Série Diamante da São Paulo Football League aconteceu no último domingo (12): Guarulhos Rhynos e Moura Lacerda Dragons tinham muito em jogo e o placar de 23 a 22 já mostrou o quanto foi tenso e decidido nos detalhes. Mas dessa vez quem conseguiu se manter invicto e garantir sua vaga na semifinal foi o time de Ribeirão Preto.
A primeira campanha foi do ataque da equipe de Ribeirão Preto, já acabando em pontuação. Não conseguiram o suficiente para o touchdown, mas o kicker Luiz Blanger entrou em ação e abriu o placar em 3 a 0 para o Dragons com um field goal.
Em seguida, o ataque do Rhynos entrou em campo e teve duas chances de atacar, mas o quarterback Catullo Goes acabou sendo interceptado e o Dragons voltou para o comando da bola.
As defesas estavam dando um show de atuação, ambas não cederam aos ataques adversários, o primeiro quarto foi marcado por three-and-outs, sacks e punts, sem pontuações.
No segundo quarto, o Rhynos saiu do zero no placar: com passe do quarterback Catullo Goes para o wide-receiver Luiz Domingues e chute do kicker João Paulo Lustosa, o Rhynos fez seus primeiros sete pontos.
Quando o ataque do Dragons voltou a campo, a equipe estava decidida a virar o placar e foi o que aconteceu rapidamente. Após uma big play que deixou o time na boca da endzone, o quarterback Matheus Tremeschin passou para o wide-receiver Lysandro de Oliveira e fez mais seis pontos. O chute não foi bom, mas a equipe conseguiu somar nove pontos e ultrapassar o Rhynos no placar.
No final do primeiro tempo, o linebacker Paulo Cesar Veschi interceptou o mais um passe do Rhynos e as equipes foram para o intervalo com o placar de 9 a 7.
A partida recomeçou e o ataque do Dragons estava em campo, não conseguiu produzir o suficiente e precisaram chutar a bola de volta, porém, um bad snap deixou o Rhynos na linha de 6 jardas do seu campo de ataque e não demorou para que a equipe conseguisse virar o placar. Com corrida do running back Edimarcos “Kinho” e chute do kicker João Paulo Lustosa a equipe de Guarulhos reassumiu a liderança no placar por 14 a 9.
O último quarto foi o mais difícil para ambas as equipes. Logo no inicio, o running back Marvin Elorriaga conseguiu correr 70 jardas, praticamente cruzando todo campo e deixando o Dragons em uma posição muito favorável, porém, a equipe não conseguiu pontuar. Após tentar uma quarta descida e não conseguir a conversão, o ataque do Rhynos voltou ao campo.
Novamente com corrida do running back Edimarcos “Kinho” o Rhynos pontuou, e dessa vez a equipe não foi para o chute e sim para a conversão de dois pontos com passe para o wide-receiver Paulo César, aumentando a o placar para 22 a 09.
Parecia que a vitória do Rhynos era certa. Porém, faltando dois minutos para o final do jogo, o Dragons reagiu: com passe para o wide-receiver Lysandro de Oliveira a equipe começou a diminuir a vantagem no placar. O chute do kicker Luiz Blanger foi bom e o Dragons tinha 16 pontos contra 22 do Rhynos naquele momento.
A próxima posse de bola seria do Rhynos, porém, a equipe de Ribeirão Preto tenta o onside kick e recupera a bola. Por fim, em passe para o tight-end Renê Figueiredo e chute do kicker Luiz Blanger o Dragons conseguiu virar o placar: 23 a 22.
O Rhynos ainda teve mais uma chance com um minuto e vinte segundos no relógio, mas não conseguiu virar a partida.
Com assessoria SPFL
O que vem por aí?
O Dragons, líder do Grupo B e já classificado para a semifinal, vai aguardar os jogos dos wildcards para conhecer o seu adversário. Wildcard que é o destino que o Rhynos quer. Para isso, não pode perder para o Jets no seu último compromisso. Uma derrota para o time de São José somada a uma vitória do Steamrollers contra o Indians levaria a um empate triplo de Rhynos, Jets e Steamrollers em 3-2 e o desempate na calculadora por pontos ou até mesmo sorteio.
O atual campeão, o Rio Preto Weilers, encerrou a fase regular com cinco vitórias e também está nas semifinais, aguardando também a definição do wildcard.
> Confira sobre regulamento e tabelas da SPFL em nossa página especial
[…] estaduais vão reencontrar na semifinal da SPFL 2022 o Moura Lacerda Dragons, justamente a única equipe que derrotou o time liderado por Catullo Góes na história da liga estadual. A partida será realizada no dia 17 de julho, ainda em local a ser […]
[…] O jogo tinha um ar de revanche, afinal de contas, o Dragons conseguiu dar fim a uma invencibilidade histórica do Rhynos na SPFL: o time de Guarulhos, que nas edições anteriores jogou a competição como Portuguesa FA, jamais havia sido derrotado na liga estadual. Até o duelo entre os dois times na fase regular, no qual o time de Ribeirão Preto venceu o jogo no…. […]