A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) anunciou mudanças na gestão dos campeonatos nacionais de 2019. A principal é que as duas divisões, elite e acesso, serão geridas pela BFA, com a Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) não tendo mais a chancela da CBFA para gerir a divisão de acesso. Portanto, o Campeonato Nacional continuará se chamando BFA, com elite e acesso.
Confira o comunicado oficial da CBFA sobre a nova organização para 2019
INFORMATIVO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO DE ACESSO PARA 2019
Posted by CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano on Saturday, November 17, 2018
Comitês gestores
O comitê gestor que hoje forma a BFA (Brasil Futebol Americano, 1ª divisão) continuará encarregado da divisão de elite e também irá cuidar da divisão de acesso e já trabalha junto às federações para ampliar seus membros e poder criar a mesma estrutura para a divisão de acesso. Marcelo Bruno, diretor da BFA, encabeça as ações.
Se a direção da BFA foi chancelada pela CBFA em 2019 para cuidar das duas divisões, a direção da Liga Nacional (conhecida por muitos como “Office”) não continuará na divisão de acesso. Se a Liga Nacional continuar como um campeonato, ela não terá a chancela da CBFA e suas equipes não terão acesso à divisão principal do Campeonato Brasileiro.
“Não poderíamos esperar um mês para planejar os campeonatos nacionais. Aguardamos contato de qualquer instituição que tivesse interesse de fazer parte do comitê gestor. Porém, apenas a instituição gerida pelo Marcelo Bruno nos procurou com um projeto inovador”, explicou Renner Silva, Diretor Administrativo da CBFA.
Acessos de 2018 garantidos para 2019
As três equipes que conseguiram o acesso pela Liga Nacional neste ano, Gaspar Black Hawks, Challengers FA e Rondonópolis Hawks estão garantidas na Divisão Principal, já que conseguiram o acesso em uma competição chancelada pela CBFA em 2018.
Campeonato Brasileiro de Futebol Americano… com o Norte!
Diferentemente deste ano, em que a região Norte esteve presente na disputa nacional com uma Divisão na Liga Nacional, a ideia é ter o Norte (Amazonas e Pará) com uma Conferência própria e exclusiva. “O Norte é uma conferência que, pelo menos em 2019, não vai cruzar com as outras. Os times do Norte jogam dentro da Conferência e definem um campeão do Norte. A entrada do campeão do Norte nos playoffs nacionais ainda vai ser definida, mas não vai acontecer em 2019″, esclareceu Marcelo Bruno.
Formato, tabela, logos e demais ações ainda estão sob planejamento.
> Confira matéria sobre o Encontro Nacional de Gestores
… E cria-se um monopólio PRIVADO do FA brasileiro.
Pra que campeonato? Pra que gastar dinheiro em viagens, fazer rifa, pagar do próprio bolso? Pra que dar suor e sangue em campo? Dá logo o troféu pro galo e poupe os outros times de tanta umilhação. Nos outros times quando alguém se lesiona choramos, jogadores perdem dias de serviço pra se recuperar ou até os empregos, lá no galo se alguém se machuca eles simplesmente contratam o melhor jogador da posição de outros times.
Tá desleal a forma que esse campeonato é disputado, algo tem que ser feito.
O Norte deve estar incomodando mesmo…. o VIngadores/PA chegando na final, derrotando um time do Centro-Oeste, deve estar colocando os donos do FA brasileiro preocupados com a soberania deles…. LAMENTÁVEL
[…] a CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) anunciar mudanças para os campeonatos naciona…, muitas dúvidas surgiram sobre a continuidade ou não de duas divisões, se as promoções […]
De fato a região NORTE vem incomodando outras regiões……Não existe motivo consistente para não dar acesso aos VINGADORES a BFA…… Lamentável.