Nova cara e recorde de times marca Brasileirão de Flag Football 2025

A edição de 2025 será a 12ª da história da competição e, até aqui, a maior já realizada. Serão 139 equipes, sendo 99 no masculino e 40 no feminino.

Em 2025, o principal campeonato de Flag Football no país passa a se chamar Brasileirão de Flag Football, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) A mudança marca um novo ciclo na história do esporte no Brasil, em sintonia com a sua entrada no programa olímpico. A nova identidade substitui a Copa do Brasil de Flag Football, nome utilizado de 2022 a 2024. Antes disso, o campeonato foi conhecido como Circuito Nacional de Flag Football, entre 2013 e 2019, e Campeonato Brasileiro de Flag Football, em 2012, edição que contou apenas com times femininos.

Para Cris Kajiwara, presidente da CBFA, “a paixão pelo esporte começa na infância, e o nosso objetivo é despertar essa chama nos corações de crianças e jovens em todo o Brasil. Queremos ver o Flag Football crescer nas escolas, nas comunidades, inspirando uma nova geração de atletas e fãs”.

“Essa nova marca, essa nova fase da CBFA, tudo isso converge para um futuro brilhante para o Flag Football brasileiro. Um futuro de crescimento, de oportunidades e de muita emoção dentro e fora de campo,” completa Cris.

Identidade visual e conceito do Brasileirão de Flag Football

A nova identidade foi desenvolvida pelo Studio AZ, de Belo Horizonte, com o objetivo de representar o Flag Football como um esporte em crescimento, com presença em todas as regiões do país. A proposta visual combina elementos de tradição, movimento e coletividade.

A flag sobreposta ao mapa do Brasil, foi o ponto de partida para a criação da marca. A união dos dois símbolos representa a expansão da modalidade no território nacional, destacando o potencial do esporte em diferentes contextos culturais e sociais. O sistema gráfico utiliza grafismos, cores e tipografias que se conectam à identidade brasileira, buscando criar uma linguagem acessível, dinâmica e reconhecível. A marca quer ser mais do que um símbolo: um convite à participação, à construção coletiva e ao pertencimento dentro da comunidade do Flag.

> Confira nossa página especial sobre o histórico das Seleções Brasileiras de Flag Football

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Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

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