Eleições CBFA: confira entrevistas com chapa vencedora e explicação do pleito

Cris Kajiwara e Rakel Barros em foto
Cris Kajiwara e Rakel Barros foram eleitas presidente e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano para o quadriênio 2025-2029 Foto: Victor Francisco / Salão Oval

Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Futebol Americano elegeu uma chapa formada somente por mulheres. Em uma reeleição inédita (e que também incluiu uma presidente que completou o mandato), Cris Kajiwara e Rakel Barros terão a grande responsabilidade de guiar o FABR em um ciclo olímpico, já que o Flag Football fará parte dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Como foi a eleição da CBFA 2024?

A eleição foi marcada para o dia 15 de dezembro de 2024, e ocorreu de modo presencial no hotel Wyndham Ibirapuera, no bairro de Moema, São Paulo. Divida em três urnas (Federações, Times e Atletas), a chapa Continuidade e Renovação venceu em todas – Federações – 5 votos a favor, 4 abstenções; Times – 15 votos a favor, 14 abstenções; Atletas – 75 votos a favor, 5 contra (para a chapa formada por Moisés Bentes e Leonardo Breckenfeld).

Das Federações, 9 estavam aptas segundo o estatuto da CBFA; Dos times, 29 estavam aptos segundo o estatuto da CBFA; e dos atletas, de 519 aptos, 80 votaram. Mesmo se as abstenções das Federações e Times virassem votos para a chapa derrotada, além de todos os votos dos atletas, ainda assim a chapa da atual presidente sairia vencedora.

Confira abaixo as entrevistas com Cris e Rakel, além de Rodrigo Nascimento, diretor administrativo da CBFA, explicando as diretrizes de como foi realizada a eleição da CBFA:

COMPARTILHAR
Artigo anterior“É o caaaaoos”: Rômulo Mendonça, Marcelo D2 e muito mais no NFL in Brasa 2025
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here