Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Futebol Americano elegeu uma chapa formada somente por mulheres. Em uma reeleição inédita (e que também incluiu uma presidente que completou o mandato), Cris Kajiwara e Rakel Barros terão a grande responsabilidade de guiar o FABR em um ciclo olímpico, já que o Flag Football fará parte dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Como foi a eleição da CBFA 2024?
A eleição foi marcada para o dia 15 de dezembro de 2024, e ocorreu de modo presencial no hotel Wyndham Ibirapuera, no bairro de Moema, São Paulo. Divida em três urnas (Federações, Times e Atletas), a chapa Continuidade e Renovação venceu em todas – Federações – 5 votos a favor, 4 abstenções; Times – 15 votos a favor, 14 abstenções; Atletas – 75 votos a favor, 5 contra (para a chapa formada por Moisés Bentes e Leonardo Breckenfeld).
Das Federações, 9 estavam aptas segundo o estatuto da CBFA; Dos times, 29 estavam aptos segundo o estatuto da CBFA; e dos atletas, de 519 aptos, 80 votaram. Mesmo se as abstenções das Federações e Times virassem votos para a chapa derrotada, além de todos os votos dos atletas, ainda assim a chapa da atual presidente sairia vencedora.
Confira abaixo as entrevistas com Cris e Rakel, além de Rodrigo Nascimento, diretor administrativo da CBFA, explicando as diretrizes de como foi realizada a eleição da CBFA: