A Seleção Masculina de Futebol Americano sub-20 está classificada, de forma direta, para o Mundial da modalidade no Canadá. Estava previsto que o Brasil teria que disputar uma vaga com o Panamá, em fevereiro, mas a realidade do cenário do futebol americano internacional bateu à porta da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF). Simplesmente, para suas competições, devem-se classificar as Seleções que estão prontas e em condições para um esforço logístico hercúleo – e foi exatamente isso o que aconteceu.
“É uma notícia excelente que nos motiva cada vez mais a fazer história e participar do primeiro mundial desta categoria”, afirma Adan Rodriguez, head coach da Seleção Brasileira.
> Confira a lista dos convocados para o Mundial sub-20
Mundial sub-20 de Futebol Americano volta após seis anos
A última vez que houve uma competição de futebol americano sub-20 foi em 2018, no México, com um pódio totalmente norte-americano – mas não como você pode imaginar. Os canadenses ficaram em primeiro, os mexicanos em segundo e os americanos em terceiro. A final, vencida pelo Canadá, teve um público recorde para competições da IFAF – 35 mil pessoas.
O Presidente da IFAF, Pierre Trochet, antecipa um evento marcante: “O Campeonato Mundial Sub-20 representa o ápice do futebol global. Com a meticulosa preparação de dois anos da equipe de Edmonton, esperamos elevar o padrão dos eventos da IFAF a novos patamares.”
O co-presidente do Comitê Organizador, Tim Enger, expressou gratidão pelo apoio recebido: “A confiança depositada em nós por nossos parceiros da comunidade e do governo é imensa. Estamos comprometidos em realizar um evento de classe mundial sem precedentes para a IFAF, atraindo os olhares do mundo para nossa cidade como nunca antes”, afirmou.
Sete Seleções confirmadas, uma vaga sobrando
A realidade do futebol americano internacional é tão desafiadora que, em vez de disputar vagas, a competição está com uma sobrando, a ser definida (provavelmente o México). O campeonato será realizado na cidade de Edmonton, capital da província de Alberta, no meio do Canadá, entre os dias 20 e 30 de julho.
Os times confirmados até agora são:
Canadá – atual campeão
Estados Unidos – Medalhista de Bronze em 2018
Japão – campeão asiático
Áustria – campeão europeu
Austrália – campeão da Oceania
Panamá – Melhor Classificado da América do Sul*
Brasil – Classificado Sul-Americano
*denominação da IFAF