O Recife Mariners escreveu um capítulo memorável em sua trajetória ao triunfar sobre o Fortaleza Tritões neste domingo (12). Com uma jornada que se iniciou nas areias da Praia de Boa Viagem, em 2006, a equipe de futebol americano mais antiga de Pernambuco conquistou, de maneira inédita, o tão esperado título de campeão da Conferência Nordeste da Liga BFA.
O jogo
O jogo começou com um Fortaleza Tritões avassalador no jogo corrido e um lindo (e liso) touchdown do running back #1 da Seleção Brasileira, Eduardo Maranhão. Sem um chutador confiável, o Tritões ampliou a vantagem com dois pontos, na penetração da endzone pelo quarterback americano Quentin Williams – 8 a 0.
O jogo parecia que iria ser uma avalanche cearense após o fumble, ainda no campo de defesa, sofrido pelo corredor local, Lucas Adolfo. Mas no drive que capitalizaria o turnover pernambucano, o quarterback Quentin Williams, foi interceptado por LackBoy.
Após o início frenético, o jogo foi estabilizado pela defesa azul, que não largou mais as rédeas do jogo. As corridas pelo meio de Maranhão e as offtackle de Justin Dobbs não tiveram mais tanta efetividade.
Protegido por uma excelente linha ofensiva, Álvaro Fadini teve tempo para lançar uma big play e encontrar Jason Shelley no canto do campo. O americano, mesmo marcado por dois, fez o touchdown. O Mariners tentou dois pontos com o passe, mas não converteu – 8 a 6 para os visitantes.
Já no segundo quarto, a tônica do jogo continuou, com a defesa azul firme e o ataque, consistente. Em duas chances corridas na goal line, o Mariners virou o jogo. A primeira, no touchdown, com o running back Vinícius. E nos dois pontos, com Lucas Adolfo – 14 a 6. O running back recifense da Seleção Brasileira fez mais um touchdown antes do intervalo, permanecendo de pé mesmo com os bloqueios à beira da endzone – 21 a 6, com Paulo Motta confirmando o chute. Antes do intervalo, o Mariners conseguiu capitalizar com um field goal de Motta – 24 a 08.
O terceiro quarto começou do mesmo jeito que terminou o segundo, com o Mariners chegando na redzone e aproveitando para pontuar com o field goal de Motta – 27 a 08. Lucas Adolfo, mais uma vez, foi o nome de outro touchdown, com corridas efetivas já redzone para chegar até a endzone. Motta fez o 34 a 08.
O ataque do Tritões voltou para o jogo após big play que posicionou o time na goal line. Quentin correu e fez 34 a 14. Os visitantes tentaram dois pontos com Maranhão, sem sucesso.
No último quarto, o Tritões mostrou uma reação, com Maranhão levando o time até a goal line e Quentin fazendo mais um. Sem os dois pontos no passe do americano, o placar foi a 34 a 20. O Recife Mariners matou a reação dos visitantes com um lindíssimo touchdown de Adolfo, em um footwork digno de um craque – 41 a 20 após o ponto-extra confirmado – assim como a pontuação final da final da Conferência Nordeste.
O que vem por aí?
Com o Fortaleza Tritões dignificando uma campanha histórica – primeira final, atingida de forma invicta, o Recife Mariners é o campeão do Nordeste de forma inédita e vai receber, no dia 26 de novembro, o campeão da Conferência Sul – o também “inédito” Itajaí Almirantes.
Na outra semifinal rumo ao Brasil Bowl 2023, o Galo FA receberá o vencedor do wildcard nacional, o Sorriso Hornets.
> Confira tudo sobre a BFA 2023 em nossa página especial
[…] O Fortaleza Tritões, vice-campeão da Conferência Nordeste da Liga Brasileira de Futebol Americano …, está determinado a fortalecer a sua equipe para a próxima temporada, que começa em junho. Com a meta de elevar o seu desempenho tanto nos aspectos técnico quanto tático, o time apresentou um conjunto de reforços para a Comissão Técnica e para os setores ofensivo e defensivo. […]
[…] para o início da temporada 2024 da Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA). Embalada pelo título de campeão do Nordeste conquistado ano passado, a equipe pernambucana se prepara para enfrentar o Cavalaria 2 de Julho, da […]