Em jogo emocionante, Lobo Vingador conquista a Conferência Norte da BFA

Lobo Vingador retoma o título do Norte para o estado paraense - Fotografia: Rodrigo Pinheiro - Lobo Vingador

Se grande parte do cenário via o Manaus FA como favorito ao título por inúmeros motivos, coube ao Lobo Vingador contrariar todos os prognósticos e voltar da capital amazonense com a taça, reconquistando o título de “Rei do Norte” no futebol americano nacional. Em partida marcada pelo equilíbrio desde seu início e até os segundos finais, o time paraense mostrou resiliência para manter a vantagem no marcador em momentos cruciais e vencer a partida pelo placar de 26 a 25 pela final da Conferência Norte da Liga 2022.

O jogo

O Lobo Vingador mostrou a que veio na maior partida do Norte em 2022 logo na primeira campanha de ataque, quando avançou de forma consistente pelo campo e abriu o placar em sneak do quarterback Danilo Brito para touchdown, sem a conversão de dois pontos deixando o marcador em 6 a 0.

Apesar de retornar o kickoff até próximo do meio de campo, o primeiro drive do time manauara não teve sucesso e rapidamente devolveria a posse de bola em three and out, situação que se complicou ainda mais com falha no snap da jogada, deixando o Lobo Vingador à beira da endzone, na linha de 1 jarda.

No entanto, a defesa do Manaus se impôs e impediu nova pontuação do adversário, conseguindo forçar turnover em fumble. Com as costas na parede, o runningback Cesar Otero alcançou bons avanços para aliviar a pressão sobre o ataque, e na virada para o segundo período o quarterback Julio Vasquez conectou passe com o receiver Fabricio Santos para touchdown de 50 jardas, virando o placar para 7 a 6 após o chute extra de Evelys Cruz.

A resposta do Lobo Vingador foi imediata, com longos avanços dos receivers Mauricio Vulcão e Artur Cardoso avançando o ataque próximo ao touchdown, confirmado em corrida de Renan Fonseca para 2 jardas, sem a conversão de dois pontos deixando o placar em 12 a 7 para o time paraense.

Sem sucesso nas tentativas terrestres, o Manaus buscava conversões pelo jogo aéreo, quando sofreu a primeira intercepção em longo passe que buscava Renato Mondego, com o defensive back João Paulo Teles recuperando a posse para o Lobo Vingador. E o placar permaneceu inalterado até o final do primeiro tempo.

Logo no início do terceiro quarto, o defensive line paraense Claudio Renan forçou fumble no quarterback Julio Vasquez, com a recuperação da bola pelo linebacker Roberio Vieira deixando o ataque do Lobo Vingador em ótima posição de campo, que não foi capitalizada após turnover on downs na redzone adversária.

O Manaus conseguiu nova liderança no placar após touchdown de Renato Mondego em passe de Julio Vasquez, com o placar em 13 a 12 sem a conversão de dois pontos. A equipe paraense virou novamente o marcador para 20 a 13 em outro QB sneak de Danilo Brito e conversão em corrida de Paulo Xavier.

A resposta do time da casa foi imediata, com Renato Mondego anotando seu segundo touchdown no retorno de kickoff, mas outra conversão de dois pontos sem sucesso manteve o placar desfavorável em 20 a 19. Pelo outro lado, na virada para o último período, a oportunidade de ampliar a vantagem foi desperdiçada pelo time paraense em turnover on downs na redzone do Manaus.

No entanto, a defesa do Lobo Vingador rapidamente retomou a posse de bola, novamente interceptando o quarterback manauara, agora com o defensive back Deiverson Borges (eleito MVP da partida). E em apenas duas jogadas, ampliou o placar com o runningback Otavio Neto em corrida de 15 jardas para touchdown. A conversão de dois pontos abriria a vantagem em duas posses, mas o insucesso na tentativa deixou o placar em 26 a 19 e a partida ainda aberta.

Um bom retorno de kickoff deixou o Manaus em boa posição de campo na nova campanha de ataque. Em conversão de quarta descida, Julio Vasquez novamente conectou passe com Fabricio dos Santos para touchdown, com o placar ainda desfavorável em 26 a 25. O chute extra empataria a partida para um provável overtime, e a conversão de dois pontos viraria o placar com pouco tempo no relógio.

E o time manauara escolheu a segunda opção, com a jogada que seguiu mostrando um dos fatores decisivos do confronto: O front paraense impedindo o avanço terrestre do time da casa, jogando um balde de água fria em sua pretensão de ganhar a partida no tempo normal. Dentro do two minute warning e sem timeouts ao adversário, bastou ao Lobo Vingador ajoelhar e esperar o final da partida para comemorar o título.

O que vem por aí

O Lobo Vingador aguarda a definição da final da Conferência Centro Oeste entre Tubarões do Cerrado e Sorriso Hornets para conhecer seu adversário na próxima fase dos playoffs da Liga BFA. O Manaus  ainda tem a disputa do Brasileiro da CBFA, onde jogará contra o Cavaliers pela conquista da Conferência Norte.

Assista aos touchdows da partida em nosso YouTube:

> Confira tudo sobre a Liga BFA 2022 em nossa página especial

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here