Depois de ter as altas expectativas frustradas no histórico draft global da CFL (Canadian Football League), o Brasil conseguiu finalmente a vaga de um atleta do FABR na segunda liga mais prestigiada do mundo. Ryan David, linebacker campeão brasileiro e destaque do Galo FA, foi selecionado como free agent pelo time da capital canadense, o Ottawa RedBlacks.
A equipe canadense, em seu comunicado oficial, destacou o currículo do jogador, que ganhou destaque no então Sada Cruzeiro e teve passagem pela Aztecas Udlap, do México, onde atuava na época como parte do corpo técnico o atual treinador da Seleção Brasileira, Brian Guzman (hoje, no Borregos Toluca).
Além de Ryan, o time canadense anunciou que fechou com os três jogadores que escolheram no draft: Tyron Vrede (linebacker), Chris Ferguson, (linha ofensiva) e Tony Anderson, (defensive back). Confira o comunicado oficial da equipe aqui.
Responsável pelo contato internacional que levou a CFL a realizar um Global Combine no Brasil e a considerar atletas brasileiros em seu draft pela primeira vez, Felipe Pereira, diretor de Relações Internacional da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), comentou o fato histórico: “Chorei de emoção quando fiquei sabendo. Ver todo o trabalho que começou desde o Congresso da IFAF em Londres, ao assinar o contrato com a CFL da parceria, fazer o combine com pouco tempo e dinheiro, ter cinco de 18 aptos a serem draftados, não ter nenhum draftado e ter o Ryan assinando um contrato foi uma montanha russa de emoções. Mas são para momentos como esse que eu faço o que faço em nome da CBFA, criar oportunidades para mudar a vida das pessoas”, definiu.
> Histórico: cinco brasileiros participaram do draft da CFL