Na partida que abriu a 3ª temporada da BFA Elite 2019, o Estádio do Ibirapuera recebeu Portuguesa FA e Flamengo Imperadores, pela Conferência Sudeste da competição.
Com um primeiro semestre inteiro dedicado a preparação para o nacional, os paulistas mostraram que a estratégia deu certo, vencendo os cariocas por 31 x 13.
O jogo
A vantagem do lusitanos começou logo no primeira campanha. Depois de grande retorno de kickoff de Branco Menezes, o wide receiver Paulo Cesar dos Santos abriu o placar. João Paulo dos Santos “JP” converteu o primeiro ponto extra. 7 a 0.
Confira o primeiro lance do jogo que trouxe o td para equipe da Portuguesa #KickoffLigaBFA pic.twitter.com/uc7G96veXC
— Salão Oval (@SalaoOval) June 29, 2019
Ainda no primeiro quarto, há 10 jardas da redzone, o QB Catullo Góes conectou o WR Domingues que deixou seu marcador no chão para anotar seu primeiro touchdown no jogo. Mais um chute certeiro de JP abrindo 14 a 00 no placar.
Touchdown Portuguesa FA, um passe de Catullo para Domingues e a equipe da casa vai a 14 x 0 #KickoffLigaBFA pic.twitter.com/7m4XI2Uf43
— Salão Oval (@SalaoOval) June 29, 2019
No início do segundo quarto, o imparável running back Branco, depois de ter problemas no handoff, conseguiu recuperar a bola e levando a defesa nas costas conseguiu romper a goalline no terceiro touchdown da Portuguesa na partida. 21 a 00.
Depois de uma falha no snap, Branco consegue anotar o seu td no jogo.
Portuguesa 21 x 0 Flamengo #KickoffLigaBFA pic.twitter.com/QL9vfaAyC4— Salão Oval (@SalaoOval) June 29, 2019
Depois dos três touchdowns, o ataque flamenguista finalmente conseguiu reagir. Primeiramente com Kevin Antunes colocando três pontos no placar com um field goal convertido.
Logo depois, passe de 7 jardas do quarterback Lucas Santos para o tight end Matheus Mendonça “Kaká” que saltou em meio a defesa para o primeiro touchdown dos cariocas. Kevin colocou para dentro o ponto extra. 21 a 10.
No segundo tempo, os flamenguista mantiveram a postura e iniciaram com uma oportuna interceptação pelas mãos de Luiz Hônkis. O turnover rendeu mais um oportunidade field goal, convertido novamente por Kevin. 21 a 13.
A equipe do @flamengofa voltou para segundo tempo com uma postura melhor de jogo e consegue uma intercepção a seu favor.
Portuguesa FA 21 x 13 Flamengo FA #KickOffLigaBFA pic.twitter.com/CpjFAPiT58
— Salão Oval (@SalaoOval) June 29, 2019
Já no último período, buscando colocar a água na ofensiva dos visitantes, a Portuguesa contra-atacou da melhor forma possível. Em lance de mais quarenta jardas, o QB Catullo soltou o braço em um longo passe para recepção precisa de Vinícius Seiya já na endzone. 28 x 13.
Portuguesa FA avança no placar com esse lindo passe de Catullo para Seya.
28 x 13 #kickoffLigaBFA pic.twitter.com/4dPJUjsXPQ
— Salão Oval (@SalaoOval) June 29, 2019
Pra fechar a conta, os mandantes ainda marcaram o último field goal em chute de 43 jardas de JP. O mesmo ainda teve a chance de anotar mais um na última campanha do time, mas acabou não convertendo. Final de jogo: 31 x 13.
Quebra de tabu
Como ressaltou Paulinho, wide receiver da Lusa e autor do primeiro touchdown da partida, essa foi a primeira vitória do time em três jogos contra o rubro negro carioca. Além disso, foi a primeira derrota dos Imperadores contra times paulistas, após 26 jogos de invencibilidade, sendo a última para o São Paulo Storm, em 30 de agosto de 2009, na primeira edição do Torneio Touchdown, por 15 a 13.
“Foi uma partida em que conseguimos mostrar todo nosso potencial no primeiro quarto, onde abrimos uma diferença de 21 a 00 e depois disso a gente teve umas dificuldades em continuar o ritmo de jogo e a partida acabou apertando, eles chegando próximo, mas felizmente conseguimos voltar pro jogo tanto ofensivamente, quanto defensivamente e sair daqui com a vitória com um final que a gente controlou e foi dominante.
Pra nós é uma vitória muito significativa, nós nunca havíamos vencido o Flamengo e desde 2009 eles nunca haviam perdido um time paulista, então é significante sim. A gente sabe que vamos enfrentar adversários muito difíceis na BFA, mas a gente tá investindo tudo que a gente tem, investindo all in na BFA. Hoje foi dia da colheita de todo sacrifício de seis meses que estamos focando unica e exclusivamente no processo.”
Entrevistas (inscreva-se em nosso Youtube)
Próximos jogos
Em busca de voltar aos playoffs da competição depois de dois anos batendo na trave, a Portuguesa continua sua campanha daqui a um mês, em seu primeiro clássico do ano, contra o Corinthians Steamrollers.
Já os Imperadores, que também estiveram ausentes da fase decisiva nas últimas duas temporadas mas que iniciam o campeonato um pouco mais distante desse objetivo, terão pela frente o América Locomotiva, em Belo Horizonte.
> Confira agenda e resultado da Conferência Sudeste BFA Elite 2019
[…] > Jogando em casa, Portuguesa abre a BFA 2019 com vitória […]
[…] pela vitória contundente sobre o vice-campeão carioca (Flamengo Imperadores), Portuguesa enfrenta agora o vice-campeão paulista, o Corinthians […]
[…] O semestre de preparação em treinos para chegar melhor que em 2018 na BFA teve seu primeiro grande teste positivo para a Portuguesa logo na estreia em 2019. O mesmo time, Flamengo Imperadores, só que um resultado muito diferente: uma contundente vitória. […]