Em disputada partida realizada no importante estádio do Mangueirão em Belém, o Tarumã Broncos derrotou o Legião FA por 20 a 16 e conquistou o título da 1ª Copa Norte de Futebol Americano. Além do título histórico, o time de Manaus também garantiu uma vaga na Liga Nacional (LNFA) de 2018, marcando a volta dos times da Região Norte às competições nacionais desde a eliminação por W.O. do Manaus Cavaliers da Superliga Nacional em 2014.
Este é o primeiro título da história do Tarumã Broncos, que acumula dez partidas de invencibilidade deste a derrota no ano passado na final do Amazonense para o North Lions. A equipe ainda tem mais uma partida no ano – a revanche na final do estadual no dia 19, novamente na Arena da Amazônia.
Se vencer, o Tarumã Broncos pode ser uma das três equipes a encerrar 2017 sem derrotas, junto ao Sorriso Hornets, que venceu a Liga Nacional ontem, e o vindouro campeão do Brasil Bowl, já que Sada Cruzeiro e Espectros também não foram batidos.
O jogo
Na partida, o Tarumã Broncos aproveitou para alternar seus quarterbacks, como está fazendo durante a temporada – Fernando Brandão passou para Talyson “Katolé” Bisneto, que, como wide receiver, abriu o placar da partida, com extra-point confirmado por Raúl Brandão: 07 a 00 para os manauaras.
Antes do primeiro tempo terminar, os times viram suas tentativas aéreas frustradas por interceptações. Dentro dos dois minutos, o Legião conseguiu encaixar boas jogadas em uma campanha quase perfeita, que chegou à redzone, mas não à endzone, pois o tempo se esgotou.
No início do terceiro quarto, o Legião começou no ataque, mas um fumble recuperado pelos visitantes esfriou temporariamente os ânimos da equipe de Belém. Temporariamente, pois a pressão continuou por parte dos donos da casa, que forçaram um safety e conseguiram alterar o placar até ali: 07 a 02 para o Tarumã Broncos.
Ainda no terceiro quarto, o Broncos conseguiu segurar a reação do Legião e em uma campanha bem construída, chegou à endzone com o running back Renan, revelação do ataque na temporada. Com o extra-point bloqueado, o placar ficou em 13 a 02 no terceiro quarto.
No último quarto, depois de uma disputa arrastada, o Legião conseguiu chegar à endzone e ainda converter os dois pontos para deixar a emoção dos últimos três minutos no máximo: 13 a 10 para o Broncos, pontuação feita por Adner e dois pontos por Piedade.
Pressionados, os visitantes logo responderam com um touchdown de Leonam, que recebeu passe de 15 jardas de Brandão. Com o extra-point certeiro, o placar foi para 20 a 10. Faltando 15 segundos para o final, o Legião ainda encaixou uma campanha que diminuiu a diferença para 20 a 16, com Piedade marcando um TD, mas não tirou o título dos manauaras.
A pioneira Copa Norte
A Copa Norte foi idealizada pelas Federações do Amazonas e do Pará como um embrião de uma possível conferência de uma competição nacional e para demonstrar a capacidade dos times da região, principalmente de forma logística, o que foi atingido.
O “teste” foi aprovado, já que o campeão Tarumã Broncos está garantido na Liga Nacional de 2018, segundo informação do Diretor Administrativo da CBFA, Renner Silva. A exata inserção do Broncos na Liga ainda está sendo discutida (se será em uma Conferência própria ou em disputa de wild card com outras Conferências).
> Saiba tudo sobre a Copa Norte em nossa página especial
Existe a possibilidade do time ir direto para a BFA?,as melhores equipes do norte poderiam fazer parte de um grupo de uma das conferências,como a do centro oeste que possui menos times.