O final da fase regular de campeonatos sempre colocam fãs e imprensa com a calculadora na mão, por vezes, literalmente. Como o campeonato estadual que mais participantes tem (14 no total), a São Paulo Football League (SPFL) exige ainda mais exercícios matemáticos para saber quem tem e quem não tem chances em suas últimas rodadas.
Desde o final de fevereiro, as 14 equipes, divididas em dois grupos, buscam seis vagas para os playoffs (três por grupo). Os líderes de cada grupo passam diretamente para as semifinais; os segundos e terceiros lugares se enfrentam nos wildcards.
Grupo A
> Portuguesa FA (5-0): classificada, a bicampeã invicta da competição ainda tem uma partida a fazer, que pode tirar a sua invencibilidade e também a primeira posição do grupo e a vaga direta nas semifinais – o encontro contra o Inter de Limeira Tomahawk (4-1).
Jogo restante: vs. Inter de Limeira Tomahawk
Vitória: garante a vaga na semifinal e a primeira colocação do Grupo A
Derrota: classificação em segundo lugar e vaga nos wildcards, enfrentando o terceiro colocado do Grupo B
> Inter de Limeira Tomahawk (4-1): o time estreou surpreendendo o tradicional Storm na estreia do campeonato e agora tenta repetir o feito contra a bicampeã Portuguesa FA
Jogo restante: vs. Portuguesa FA
Vitória: garante a vaga na semifinal e a primeira colocação do Grupo A
Derrota: entra em ação a calculadora – se o Storm for derrotado pelo Lizards, o time passa em terceiro lugar (pois perde no confronto direto para a Ponte Preta Gorilas); se o Storm derrota o Lizards, haverá um empate triplo entre Storm, Ponte e Tomahawk em 4-2. O critério desempate é o saldo de pontos nos confrontos entre as equipes. Veja a conta:
Critérios de desempate
b) No caso de empate entre mais de duas equipes:
1. Maior número de vitórias nos confrontos entre as equipes empatadas
Tomahawk venceu do Storm, que venceu do Gorilas, que venceu do Tomahawk
2. Maior saldo de pontos nos confrontos entre as equipes empatadas
Partidas
São Paulo Storm 20×29 Inter de Limeira Tomahawk
São Paulo Storm 37×24 Ponte Preta Gorilas
Inter de Limeira Tomahawk 36×50 Ponte Preta Gorilas
Saldos
Storm 13 – 9 (+4)
Gorilas 14 – 13 (+1)
Tomahawk 9 – 14 (-5)
Resumindo, em caso de derrota, o Tomahawk estará:
Classificado em terceiro lugar: com derrota do Storm para o Lizards e consequente enfrentamento no wildcard contra o segundo colocado do Grupo B
Desclassificado: com derrota para a Portuguesa e vitória do Storm contra o Lizards, ficando em quarto colocado do Grupo A
> Ponte Preta Gorilas (4-2): já sem jogos a realizar, a equipe tem uma pequena possibilidade de ainda ficar de fora dos playoffs.
Classificada em segundo lugar: caso a Portuguesa FA derrote o Inter de Limeira Tomahawk e o Storm perca do Lizards
Classificada em terceiro lugar: caso o Tomahawk derrote a Portuguesa e o Storm perca para o Lizards; caso a Portuguesa derrote e o Tomahawk e o Storm ao Lizards (ver caso do empate triplo acima, no tópico do Tomahawk)
Desclassificada (quarto lugar): caso o Tomahawk vença a Portuguesa e o Storm vença o Lizards. Com o empate em 4-2 com o Storm, o confronto direto dos times seria a razão da desclassificação.
> São Paulo Storm (3-2): o tradicional time paulista se complicou ao estrear com derrota para o Tomahawk, o time que ameaça tirar sua vaga para os playoffs (não avançar para os mata-mata seria algo inédito para a tempestade azul).
Jogo restante: vs. Leme Lizards
Classificado em segundo lugar: caso vença o Lizards e a Portuguesa derrote o Tomahawk. No empate triplo em 4-2 com Ponte Preta e Tomahawk, o time ficaria em segundo do grupo (veja a explicação no tópico do Tomahawk) e enfrentaria o terceiro colocado do Grupo B no wildcard.
Classificado em terceiro lugar: caso vença o Lizards e o Tomahawk derrote a Portuguesa. Com o 4-2, empataria com a Ponte e o confronto direto levaria o time ao wildcard no enfrentamento contra o segundo colocado do Grupo B.
Desclassificado: caso seja derrotado pelo Leme Lizards
> Times já sem chances de classificação no Grupo A: Palmeiras Locomotives, Lema Lizards e ABC Corsários (clique e confira a classificação da SPFL)
Grupo B
> Rio Preto Weilers (5-0): o time confirmou sua condição de favorito e está classificado já em primeiro lugar, mesmo que o improvável aconteça e perca para o Spartans Football na última partida que tem na fase regular.
Jogo restante
Classificado em primeiro lugar do Grupo B da SPFL e já na semifinal: em qualquer cenário
> Ocelots FA (4-1): com a única derrota para o Weilers, o time já está classificado. Resta saber em qual posição no wildcard. A definição, por uma conveniência do destino, será de forma direta na partida contra o Corinthians Steamrollers.
Jogo restante: vs. Corinthians Steamrollers
Classificado em segundo lugar: vitória contra o Corinthians e enfrentamento no wildcard contra o terceiro colocado do Grupo A
Classificado em terceiro lugar: derrota para o Corinthians e enfrentamento no wildcard contra o segundo colocado do Grupo A
> Corinthians Steamrollers (4-1): depois da eletrizante vitória contra o Cane Cutters no último lance, o time conseguiu sua classificação e irá decidir sua colocação no wildcard no jogo contra o Ocelots.
Jogo restante: vs. Ocelots
Classificado em segundo lugar: vitória contra o Ocelots e enfrentamento no wildcard contra o terceiro colocado do Grupo A
Classificado em terceiro lugar: derrota para o Ocelots e enfrentamento no wildcard contra o segundo colocado do Grupo A
Já sem chances de classificação no Grupo B: Cane Cutters, Santos Tsunami, Mooca Destroyers e Spartans Football (clique aqui e confira a classificação da SPFL)
[…] > Saiba o que o seu time precisa para avançar aos playoffs da SPFL […]
[…] Storm vence e avança aos playoffs; resta saber em qual posição – saiba mais sobre os playoffs da SPFL. […]