O time de futebol americano da capital mato-grossense, o Cuiabá Arsenal, e uma companhia aérea norte-americana, a American Airlines, marcaram um grande touchdown na realização do sonho de intercâmbio internacional de dez atletas, que embarcam no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, na quinta-feira (26), para um Football Tour nos EUA.
“Será minha primeira viagem de avião e primeira vez que sairei do país. Fiquei em choque quando chamaram pro famtour. Fiquei um dia sem dormir por causa da excitação da viagem. Não é todo dia que recebo um convite desses. Tenho viajado para outros estados com o Arsenal, mas nunca esperaria ir aos EUA”, conta Brunno Henrique Pará, 19 anos.
Segundo a executiva de contas da American Airlines, Patrícia Lacerda, a ideia surgiu quando a representante do Greater Miami Convention & Visitors Bureau, Tathiana Leal, compartilhou uma reportagem sobre um ex-atleta do Arsenal (Duzão) contratado por um time norte-americano, o Miami Dolphins. Isso chamou sua atenção e a executiva delineou o projeto entre a American Airlines e o Cuiabá Arsenal.
“Achei uma excelente oportunidade para desenvolvermos um novo nicho para brasileiros interessados em futebol americano. Também aumentar a visibilidade do destino turístico, Miami, e ainda aumentar o fluxo de passageiros dessa rota da American Airlines. E chamei alguns parceiros para ajudar, como o Grupo Confiança e a Best Intercâmbio”, conta a executiva de contas, Patrícia Lacerda.
O famtour Football levará os atletas para dentro do futebol americano de Miami. Eles conhecerão a superestrutura da Universidade Internacional da Florida (Fiu), o Hard Rock Stadium, reencontrarão o ex-jogador do Arsenal no Dolphins, Durval Neto, assistirão um jogo de High School (Mater Academy Charter x Miami Beach) e a um da NFL (Miami Dolphins x Los Angeles Chargers) e farão um City Tour.
“Sempre acreditei no sonho de ir para os EUA pelo futebol americano. Vi pessoas próximas fazendo isso. Então comecei a trabalhar, me dedicar mais e tive fé que conseguiria. A viagem será muito especial. Imagina conhecer um lugar tão lindo quanto Miami e ainda poder aprender sobre o esporte”, diz entusiasmado André Renck, 23 anos, filho do zootecnista, Paulo, e da professora, Marlene.
O sonho dos jogadores do Cuiabá Arsenal se tornará realidade pela American Airlines, que concederá os bilhetes aéreos, a hospedagem e a entrada no jogo da NFL, pela Best Intercâmbio, responsável pela visita na universidade (Fiu), pelo Miami Convention, que providenciará os passeios turísticos em Miami, e pela Confiança Turismo, que auxiliou com os pedidos de vistos e passaportes.
“É a viagem dos sonhos dos nossos atletas. Uma viagem voltada para o universo do futebol americano e que proporcionará intercâmbio de informações com uma universidade e com um time profissional. Uma viagem que pode construir pontes entre o Arsenal, a universidade e o Dolphins. E esperamos que o projeto cresça, se torne anual e leve outros”, avalia o presidente do Cuiabá Arsenal, Denevaldo Barbosa Jr.
Ex-jogador na NFL
Durval Queiroz Neto, o ‘Duzão’, de 27 anos, 1,94m de altura e mais de 120 kg, nascido em Cuiabá e criado em Diamantino-MT, se formou jogador de futebol americano dentro do Cuiabá Arsenal, de 2015 até 2017, depois partiu para os Estados Unidos em 2018, junto com o ex-treinador do Cuiabá Arsenal, Kenneth Joshen, para alcançar o sonho de entrar para a National Football League (NFL).
Um sonho alcançado por meio do International Player Pathway Program 2019, que é um programa que dá a chance de atletas estrangeiros (de fora dos EUA) de entrarem pra NFL. E, depois de todo processo de seleção e aprovação, Duzão foi contratado pelo Miami Dolphins e se tornou o primeiro brasileiro a sair do FABR (futebol americano do Brasil) para a NFL (principal liga de FA no mundo). Um feito histórico do Duzão, do ex-treinador, do Cuiabá Arsenal e do FABR.
Os dez contemplados
Brunno Henrique Pará (turma de 2017 do Cuiabá Arsenal)
Marcos Alves (turma de 2015)
Romaycol Bremm (turma de 2015)
Vinícius Sant’ana (turma de 2015)
Alex Alves (turma de 2014)
André Renck (turma de 2013)
Leonardo Rosa (turma de 2012)
Aurélio Jacarandá (turma de 2006)
Igor Mota (turma de 2006)
Raulin Leal (turma de 2006)
Texto: Com Junior Martins / AACA