Uma palavra rara pode começar a ser pronunciada no futebol americano nacional: hendecacampeão. Favorito e invicto em pós-temporadas no Nordeste, o João Pessoa Espectros encara novamente o Recife Mariners em uma final de Conferência da região, pela Liga BFA. A partida deste domingo (09), às 14h, na Vila Olímpica em João Pessoa, pode marcar o 11º título regional do atual campeão brasileiro. O obstáculo para isso é o seu maior rival, o “time de azul” da capital pernambucana.
Ataque ágil e evoluído
O primeiro confronto na fase regular foi bastante equilibrado, mas mais uma vez, acabou com a vitória do lado rubro-negro. O triunfo por 10 a 7 foi o 14º do Espectros diante do Mariners, que venceu cinco vezes.
“Foi o nosso maior confronto na temporada regular e pudemos testar bem o nosso time. Foi importante notar que mesmo com dois jogadores defensivos importes mantivemos o nível e a equipe se manteve focada no objetivo. O ataque impôs bom ritmo, mas faltou detalhes pra fechar drives importantes. Evoluímos e estamos prontos”, garantiu o head coach Robson Sena.
Sena destaca a velocidade e evolução do ataque, que ganhou um ótimo reforço com o americano Jason Shelley: “Optamos por ter um ataque rápido e trabalhamos pra isso. Desempenho que vem sendo alcançado através do nosso OC Tiago Araruna. Shelley é um playmaker. Em qualquer canto do campo ele nos traz boas coisas. Sua velocidade com e sem bola fazem com que o adversário tenha que redobrar a atenção”.
Em busca do equilíbrio vitorioso
O Mariners é dos poucos times no Brasil que conseguiu derrotar o Espectros, juntamente com Caçadores, Croco e Sada/Galo. Mas o que nunca aconteceu foi derrotar o rival justamente quando mais interessa – na final da Conferência Nordeste.
Com o destaque em sua defesa há várias temporadas, o time conseguiu elevar o nível de seu ataque na temporada com a chegada do quarterback americano Clayton Uecker e um bom trabalho de sua linha defensiva. E o equilíbrio entre os lados do jogo é o que busca o head coach Lucas David: “O time precisa ser equilibrado. Não é uma questão de quem tem que render mais que o outro, só é possível ser competitivo se for de forma equilibrada. E essa é a nossa missão, ser o time mais equilibrado possível”.
Além de Uecker e da defesa aguerrida, o Mariners precisou dobrar o americano Clinton Greenaway para garantir a vitória na semifinal contra o Carrancas FA. “Clinton é um grande jogador, tem experiência de já ter sido campeão do Brasil Bowl (2017) e traz para o campo uma capacidade atlética muito grande. Não tem como negar que ele é uma peça importante para o que o time colocou em campo até agora”, resume Lucas David.
Serviço: João Pessoa Espectros x Recife Mariners
Local: Vila Olímpica Parahyba – João Pessoa
Data e Horário: Domingo, 09 de Outubro, às 14h
Ingressos: Sympla
> Confira tudo sobre a Liga BFA 2022 em nossa página especial