O Porto Alegre Gorillas fez história em seu segundo ano atuando no futebol americano de forma totalmente equipada. Liderados pelo head coach americano William McArthur, o time mostrou evolução durante o Gauchão 2018, culminando com a grande vitória de hoje (sábado, 16/6). A equipe da capital derrotou o favorito e atual vice-campeão Juventude FA na PUC-RS, em Porto Alegre, pelo placar de 14 a 07.
Passo a passo, rumo à final
O primeiro grande sinal de que o Gorillas estava mesmo afiando as suas garras foi na partida decisiva para a classificação na fase regular. O time encarou o favorito e mais experiente Bento Gonçalves Snakes e venceu por 13 a 07.
> Como foi a campanha do Gorillas na fase regular
Nos playoffs, quis o destino que o time encara-se novamente a equipe que o derrotou na fase regular, o já tradicional Santa Cruz Chacais, que o havia batido por 10 a 00. Os porto-alegrenses novamente tomaram dez pontos, mas desta vez fizeram 22 e chegar às semifinais.
Como foi a semifinal contra o Juventude
Depois de um primeiro quarto que passou em branco no placar, o Porto Alegre Gorillas tirou o zero do marcador com o seu inspirado quarterback, Antonio Freire, passando para o wide-receiver Pedro Boni converter a conexão de 19 jardas. O extra-point não foi convertido e a primeira etapa encerrou-se com Gorillas 6, Juventude 0.
Os atuais vice-campeões viraram o jogo no terceiro quarto, na corrida de 17 jardas do quarterback Marcos Vinícius. Com o extra-point convertido pelo kicker Álvaro Fröhlich, o Juventude FA virou para 7 a 6.
A vitória do Gorillas foi assegurada mais uma vez pelo ar, em novo passe de Freire, desta vez para o Jonathan Furquim (21j). Em conversão dois dois pontos em nova ponte-aérea da dupla, o 14 a 07 definitivo foi escrito no placar.
“Nosso foco sempre foi chegar na final, acreditávamos no time, nos jogadores e principalmente no coach. Trabalhamos duro há dois anos para isso. O grande fator fundamental no futebol americano é a união. A união nesse esporte é algo extraordinário, que não vi em nenhum outro esporte. Então, trabalhamos por isso, por um time unido. Estamos muito felizes”, declarou ao Salão Oval o presidente Henrique Altieri.
O que vem por aí
Finalista inédito, o Porto Alegre Gorilas aguarda a definição entre o campeão das duas últimas edições, o Santa Maria Soldiers, e o Ijuí Drones, outro time que também seria estreante em decisões. A partida entre Soldiers e Drones acontece no próximo dia 23.
[…] > Saiba como foi a partida […]
[…] na primeira semifinal houve surpresa com a derrota do Juventude FA para o Porto Alegre Gorillas, o segundo finalista foi o favorito e atual bicampeão Santa Maria Soldiers. Mesmo jogando fora de […]
[…] Em 2017, o Juventude FA brigou para permanecer na BFA, culminando na épica vitória em Curitiba contra o Brown Spiders. No estadual deste ano, entrou somente no mata-mata na medida da Federação Gaúcha em privilegiar os times da BFA (ele e o Soldiers). No entanto, não conseguiu avançar além das semifinais, sendo surpreendido pelo Porto Alegre Gorilas. […]
[…] ano, a expectativa era de que as equipes fizessem novamente a final do estadual gaúcho, mas o Juventude caiu nas semifinais para o Porto Alegre Gorillas e o campeonato foi vencido, mais uma vez, pelo […]
[…] Com duas derrotas, o Ximangos não pode mais atingir as duas primeiras colocações do Grupo A e não passará para os playoffs (fase semifinal). Já o Juventude ainda tem chances e buscará a vaga direta contra o Porto Alegre Gorillas, atual vice-campeão e seu algoz na temporada passada. […]