Se a rodada da BFA neste sábado (19) poderia ser marcada por polêmicas e vitórias elásticas, Cavalaria 2 de Julho e UFERSA Petroleiros fizeram de tudo para reverter essa imagem, protagonizando possivelmente um dos jogos mais emocionantes da temporada regular, com dois overtimes e quase quatro horas de jogo. Ao final, os donos da casa conseguiram a segunda vitória na temporada, por 36 a 30.
O jogo
A vitória dos baianos começou a ser construída logo na primeira campanha do jogo. Depois de um bom retorno de Felipe Nunes “Índio”, a Cavalaria já iniciou suas decidas no campo de ataque. Como uma conexão de 40 jardas entre o QB Igor Ribeiro e o WR Vitor Brito, o time marcou seu primeiro touchdown. Ponto extra convertido por Caio Vinicius “Tubarão”. (7×0)
Em seu primeiro ataque, o Petroleiros optou então por uma sequência de investidas terrestres. Depois de algumas jogadas sem sucesso, Fabrício Vale colocou o time no campo de ataque, mas após algumas faltas os potiguares foram para o punt. O que seria apenas um lance normal, se tornou em uma nova pontuação dos donos da casa. Punt bloqueado e safety para a Cavalaria. (9×0)
Não aproveitando sua campanha extra, os baianos devolveram a posse os visitantes, que depois de bons avanços, anotaram seus primeiros pontos na partida, com uma corrida curta do QB Lucas Vinícius para endzone. Mesmo com extra-point perdido, a vantagem dos mandantes diminuiu para uma posse. (9×6)
Ainda no primeiro quarto, os visitantes tiveram a chance de empatar a partida com um field goal, mas tiveram mais um chute bloqueado. Com mais uma posse, a Cavalaria então ampliou sua vantagem. Corrida de Índio para o touchdown. Mais um ponto-extra convertido por Caio Tubarão. (16×6)
Depois de um primeiro quarto quente e um segundo quarto monótono, os dois times voltaram a campo à todo vapor. Primeiro foram os donos da casa que, após interceptação de Matheus Vieira, pontuaram novamente, em passe de Igor para 16 Ronaldo. Outro chute certeiro de Caio. (23×6)
Mas os Petroleiros não percorreu mais de 1.000 km à toa e mesmo atrás do placar, o time foi atrás de uma virada. Depois de um fumble recuperado, o americano Ray conseguiu duas grandes corridas e anotou o segundo touchdown dos visitantes. Não satisfeito com os seis pontos, o QB Lucas Vinicius buscou o WR Mikael Almeida em uma conversão de dois pontos bem sucedida (23×14)
Aproveitando o momento na partida, o UFERSA decidiu então arriscar um onside kick. Em uma sábia chamada, os potiguares ficaram com a bola, recuperada por Jhossaff “Joe Louco” Mackenzie. Duas jogadas seguintes, foi a vez do QB Lucas anotar seu segundo touchdown terreste. O próprio foi para mais uma tentativa de dois pontos, e converteu novamente, com passe para o WR José Jiezir “Bebê” (23×22)
Sem reação da Cavalaria no terceiro quarto, o Petroleiros foi para o último período com a posse de bola e Ray Bradley, aproveitou o ataque para marcar mais um TD. Novamente Lucas, dessa vez com os pés, acrescentava mais dois pontos a vantagem, agora pertencente aos visitantes (23×30).
Após um fumble sofrido pela Cavalaria e um three-and-out do Petroleiros, o time da casa foi então para o tudo ou nada. Depois de duas jogadas, Igor encontrou novamente Vitor Brito para o segundo touchdown da dupla. Caio botou pra dentro e igualou o placar pela primeira vez na partida.
Antes que os visitantes pudessem realizar a última campanha do tempo regulamentar, Danilo Souza forçou um fumble no retorno de kickoff, devolvendo a bola aos baianos. Só restou a equipe concluir o último quarto e se preparar para o overtime.
Quem iniciou a prorrogação então foi a Cavalaria. Após duas grandes jogadas, o time ficou a oito jardas da endzone, mas no snap seguinte, Mikael Almeida interceptou um passe e encerrou o primeiro drive. Com o jogo na mão, os potiguares desperdiçaram a chance de vencer o jogo, sem avanços em sua campanha.
Quando o relógio já se aproximava da meia-noite, o time baiano pode, enfim, dar números finais à partida. Depois de uma sequência de corridas curtas, Igor Ribeiro percorreu sete jardas para marcar o touchdown derradeiro. O UFERSA ainda poderia buscar a vitória, mas Caio Machado fez a interceptação que daria a segunda vitória da temporada aos donos da casa.
Fim de Jogo: Cavalaria 2 de Julho 36×30 UFERSA Petroleiros (OT)
Com 50% aproveitamento, a Cavalaria afasta por alguma rodadas o perigo do rebaixamento e começa a sonhar com uma vaga aos playoffs. O time viaja a Recife (dia 02/09) enfrentar o Recife Pirates, que ainda não venceu esse ano.
No mesma semana, o Petroleiros recebe os Bulls pelo clássico potiguar, uma partida fundamental para as duas equipes na briga pela permanência na elite do futebol americano nacional.
> Confira o panorama da Conferência Nordeste da BFA
O time é Cavalaria 2 de julho
O jogador da Cavalaria se chama Felipe Nunes (índio), não Felipe Brandão.
Olá Paula. Ouve um erro de informação no play-by-play do jogo, mas já corrigimos nossa matéria. Valeu pelo toque!