No ano festivo do Cuiabá Arsenal, quando celebra dez anos de existência em 2016, também festeja uma sequência de dez jogos com dez vitórias. Foram cinco partidas vencidas pelo Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano e outras cinco pela Superliga Nacional de Futebol Americano, a 1ª divisão do brasileirão da modalidade. Com 431 pontos marcados, 125 sofridos e saldo positivo de 306 pontos. E o próximo desafio será dia 8 de outubro, em Goiás.
Para a comissão técnica, formada pelo técnico chefe Kenneth Joshen, o coordenador de ataque Victor Cohen e o coordenador de defesa Igor Mota, o segredo está no trabalho duro realizado em equipe. Segundo eles, os 83 atletas do time principal e outros 60 de apoio fazem quatro treinos de campo por semana, preparação física diária e estudo estratégico semanal. Com essa considerável quantia de treinos, conseguem executar com eficiência todas as jogadas ensaiadas.
“Todos sacrificaram muito para alcançar o resultado atual. O período de treinos deste ano teve início em fevereiro. Foram muitas horas de treino para preparar o grupo. E temos bom apoio da diretoria, das famílias dos atletas, de empresários patrocinadores e de Deus. Este último olha por nós. Nosso grupo está com saúde, entrosado, focado no campeonato e com vontade de ser novamente campeão brasileiro. Acreditamos no trabalho duro para obter isso”, diz Kenneth.
Estadual
No 2º Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano, de abril a junho, o Cuiabá Arsenal conquistou as cinco primeiras vitórias. Venceu o Tangará Taurus, em 16 de abril, no Estádio Mané Garrincha, em Tangará da Serra, com placar de 76 a zero. Depois ganhou do Rondonópolis Hawks, em 07 de maio, no Miniestádio do Pró-Sol, em Cuiabá, por 60 a 13. Logo após, superou o Sorriso Hornets, 14.05, no Miniestádio do Pró-Sol, por 49 a três. E fechou a fase classificatória sobre o Sinop Coyotes, em 21.05, no Estádio Gigante do Norte, em Sinop, por placar de 48 a 13.
Na fase final, o Arsenal confrontou o Sinop Coyotes pelo título estadual, em 11 de junho, no Estádio Municipal Márcio Cassiano, em Jaciara. Jogo com seis touchdowns do quarterback Marcelo Roversi, quatro corridas com o running back Brandon ‘The Rocket’ Watkins, uma corrida com o full back Andrei Vargas e outra com o full back Donaldo Tukura. Mais quatro pontos extras do kicker Raulin Leal e conversão de dois com Gustavo Mogiano. E Arsenal vence por 42 a 34.
Nacional
Na Superliga Nacional de Futebol Americano, que ocorre de julho a dezembro de 2016, o Arsenal venceu cinco dos seis jogos da etapa classificatória. Ainda falta jogar contra o Goiânia Rednecks, em 8 de outubro, às 18h, no campo do Sesi Ferreira Pacheco, em Goiânia (GO), mas já está classificado para a etapa de mata-mata (Playoffs). Nela, nos playoffs, terá que ganhar mais quatro partidas para subir ao topo do pódio e se tornar o primeiro tricampeão brasileiro de FA.
Na Superliga, venceu o Corinthians Steamrollers, em 09.07, na Arena Pantanal, em Cuiabá, na frente de 11.798 torcedores e placar de 26 a sete. Ganhou do Campo Grande Predadores, em 07.08, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande (MS), por 30 a 14. Superou o Lusa Lions, em 20.08, na Arena Pantanal, por 31 a 14. Em seguida, venceu o São Paulo Storm, em 03.09, no Estádio do Canindé, em São Paulo, por 39 a 14. E, por último, venceu o Tubarões do Cerrado, em 24.09, no Estádio Rogério Jesus de Almeida, em Nossa Senhora do Livramento, por 30 a 13.
Futuro
O Cuiabá Arsenal está classificado para os playoffs da Superliga com direito de mando de campo nas oitavas e nas quartas de final. E, se vencer a próxima e última partida da fase classificatória, também terá direito de sediar a semifinal, dependendo de alguns resultados de outros times do Sul. Caso o adversário da semifinal não esteja invicto, como está o Arsenal, então o time mato-grossense sediará a semifinal. Matemáticas à parte, o Arsenal precisa de mais cinco vitórias para se consagrar tricampeão brasileiro.
Texto e fotos: Junior Martins