A nova encarnação do Cruzeiro no futebol americano começou com o pé-esquerdo. Irregularidades nas inscrições de reforços que chegaram de última hora para o Campeonato Mineiro acabaram tirando o time do Estadual de 2018. Na primeira partida denunciada, contra o Gladiadores, o time foi punido com um W.O. pela escalação do kicker Amílcar Neto (simultaneidade de disputa no Mineiro e na SPFL); na segunda, contra o Inconfidentes, o time acabou sendo excluído do Campeonato devido a irregularidades nas inscrições dos atletas Jesus Emanuel e Lucas Teodoro (ex-T-Rex).
Todas as denúncias e decisões foram produzidas, formalizadas e julgadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol Americano de Minas Gerais (TJD-MG). Os documentos que formalizam os procedimentos foram publicados no site oficial da entidade e os julgamentos transmitidos em sua página no Facebook, dando total transparência e publicidade sobre suas decisões.
A decisão sobre a exclusão do Cruzeiro Imperadores do Campeonato Mineiro 2018 cabe recurso no TJD, a ser julgado na próxima semana.
Entenda a denúncia que excluiu o Cruzeiro Imperadores do Mineiro
As irregularidades nas inscrições dos atletas Jesus Emanuel e Lucas Teodoro implicam no Artigo 5º do regulamento do Campeonato Mineiro (que você pode acessar no site do Salão Oval), já que foram realizadas fora do prazo. Além disso, o time também foi denunciado por escalar os dois atletas de forma irregular por possível simultânea nos Campeonatos Mineiro e Catarinense, acusação da qual o time foi absolvido. Caso fosse condenado, acarretaria em novo W.O., desta vez na partida contra o Inconfidentes.
> Acesse o documento oficial do TJD com a denúncia contra o Cruzeiro Imperadores
O que condenou o Cruzeiro, por dois votos a um, foi a inscrição fora do prazo estabelecido pelo regulamento (16 de março). Em documento da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA) relativo à data limite, não constava os atletas Jesus Emanuel e Lucas Teodoro, o que acabou comprovando que a inscrição foi realizada posteriormente.
O time ainda foi acusado de ter adulterado as datas no sistema de inscrição. Tal fato (adulteração) é passível de punição do Art. 235 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz “Atestar ou certificar falsamente, em razão da função, fato ou circunstância que habilite atleta a obter registro, condição de jogo, inscrição, transferência ou qualquer vantagem indevida.
PENA: Multa, de R$100,00 (cem reais) a R$100.000,00 (cem mil reais), suspensão de 180 (cento e oitenta) a 720 (setecentos e vinte) dias e eliminação na reincidência.
No entanto, a adulteração por parte da equipe não foi comprovada e a exclusão da equipe ocorreu tão somente pela inscrição posterior ao prazo limite no Campeonato.
Confira abaixo o vídeo do TJD com a decisão que excluiu o Cruzeiro do Mineiro. Clique aqui para ver todo o julgamento (transmitido no Facebook do TJD Mineiro), realizado na noite desta quinta-feira (17 de maio).
Sessao Julgamento Denuncia PGR-004/2018
Posted by TJD / MG – Futebol Americano on Thursday, May 17, 2018
Galo é absolvido pelo TJD
Por dois votos a um, o Galo FA foi absolvido na terça-feira (15 de maio) das acusações que poderiam excluir a equipe do Campeonato Mineiro e também da multa sobre as inscrições ditas como irregulares. Todas elas infringiriam o Artigo quinto do regulamento, que dita que “O prazo para a inscrição dos jogadores no campeonato (e pagamento de suas referidas taxas) vai até às 18 horas do dia 16 de março de 2018”.
> Entenda as denúncias feitas (e agora julgadas improcedentes) contra o Galo FA
O presidente do Galo FA, Wesley Oliveira, esteve presente ao julgamento e enalteceu o trabalho do TJD e prometeu empenho na melhora de processos para ajudar o desenvolvimento do futebol americano nacional como um todo.
Confira abaixo o vídeo do julgamento que absolveu o Galo FA e garantiu o time como seed 1 e nas semifinais do Campeonato Mineiro.
Sessão de Julgamento – Denúncia 003/2018 – Galo FA
Posted by TJD / MG – Futebol Americano on Tuesday, May 15, 2018
> Confira como ficou o Campeonato Mineiro em nossa página especial
[…] julgamento da Comissão Disciplinar do TJD na semana passada (17/05), a equipe havia sido condenada e excluída do Campeonato por dois votos a um pelas inscrições irregulares dos atletas Jesus Emanuel e Lucas […]
[…] pela irregularidade na inscrição do kicker Amílcar Neto – que lhe valeu um W.O. – e excluído do campeonato por irregularidades nas inscrições de Jesus Emanuel e Lucas Teodoro na […]