Croco e Brown Spiders fazem clássico marcante neste domingo

O Paraná tem tradição no futebol americano. Brown Spiders e Crocodiles são responsáveis pelo primeiro jogo equipado no Brasil.

O Coritiba Crocodiles recebe, neste domingo, o Brown Spiders, em partida válida pela
segunda rodada da Divisão Leste do Campeonato Paranaense de Futebol Americano 2018. Há quase dez anos, as duas equipes protagonizaram a primeira partida de futebol americano com equipamentos oficiais no Brasil, realizada no dia 25 de de outubro de 2008.

Essa partida de 2008 é o grande divisor de águas do esporte no País, sendo a pedra
fundamental para a estruturação das competições. Por isso, a data de 25 de outubro foi escolhida pelo Salão Oval como o FABR Day, já bastante conhecido e celebrado através da famosa hashtag em todas as mídias sociais.

Para Vicente Brasil, presidente da Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA), é uma honra fazer parte disso tudo. “É um grande orgulho termos sido o palco desta primeira
partida”, disse Vicente. “E, pessoalmente, também é muito bacana. Eu fui fundador do
Crocodiles e ajudei bastante na organização daquela partida em 2008. Depois, me mantive à frente do Croco no período dos seus títulos nacionais. Então, no fim das contas, como
presidente da FPFA, me esforço pra dividir toda a experiência que tenho com as demais
equipes afiliadas. Essa gestão tem esse ponto forte: a experiência destes anos, toda a
construção e vivência que tivemos no esporte”.

> Confira o Especial “Primeiro Jogo Full Pads” e assine nosso canal no Youtube

Pelo Brown Spiders, o linebacker Mateus Luz foi um dos que esteve em campo em 2008 e
ainda segue jogando. Para o atleta, aquele foi um momento especial: “Acho que para
todo atleta, sua partida de estreia sempre vai ser marcante, e eu tive a oportunidade que meu primeiro jogo fosse justamente essa partida! E o esporte, com o decorrer desses dez anos, sempre esteve presente no meu dia a dia e ajudou a formar meu caráter, incentivou a cuidar da alimentação, preparo físico e me proporcionou muitas amizades”.

Do outro lado, Adan Rodriguez, wide-receiver do Croco e ex-capitão da Seleção Brasileira,
comentou sobre como é lembrar desta partida: “Foi uma honra! Ver aquelas três mil pessoas lá pra nos assistir e fazer parte de tudo aquilo foi muito bacana. E, pessoalmente, foi um sonho que se tornou realidade. Não foi fácil, pois até os equipamentos eram difíceis de serem comprados. Mas, provou que se você corre atrás de um sonho, consegue alcançá-lo”.

O legado da partida

De lá pra cá, muitas equipes surgiram e o esporte vem em constante evolução. Para Adan, essa é a melhor parte: “A evolução técnica é notável e eu acredito que ela se deve também a chegada dos técnicos e atletas americanos ao Brasil. Outro ponto foi o surgimento de equipes femininas e sub-19, que mostram outros caminhos para a sustentação do esporte no País”.

Mateus complementa o que foi dito por Adan, falando sobre o maior profissionalismo dos
atletas. “A primeira evolução foi a facilidade da compra de equipamentos”, brinca o
linebacker. “Mas também a preocupação dos atletas com o preparo físico e a facilidade de
conseguir conhecimento ajudam muito a tornar o aprendizado muito mais rápido”.

Desde então, o Crocodiles venceu as sete primeiras edições do campeonato paranaense (as
últimas duas tiveram o Paraná HP como grande campeão). Neste ano, Croco e BS foram
posicionados na Divisão Leste do Campeonato Paranaense, ao lado de Curitiba Lions e Street Dogs FA. Agora os dois times fazem a partida que, possivelmente, é a mais aguardada da fase regular docampeonato estadual.

> Confira tudo sobre o Campeonato Paranaense

Serviço

O jogo começa às 14h deste domingo, 25 de março, no Complexo Esportivo Brown Spiders (Rua Suécia, 1045 – Tarumã, Curitiba-PR). Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada) e o evento contará com a presença de food trucks, cheerleaders e loja de produtos do Crocodiles, mandante da partida.

Com Assessoria Federação Paranaense de Futebol Americano

Assine nosso Canal no Youtube e confiram o último encontro das equipes pelo Campeonato Paranaense (semifinal de 2017)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAgenda FABR – 25 e 24 de Março
Próximo artigoEm jogo eletrizante, Contagem Inconfidentes vence em sua estreia
Editor-chefe do Salão Oval, maior plataforma de mídias destinada ao FABR, Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League (Campeonato Inglês de Futebol). Realizei coberturas nacionais pelas cinco regiões do Brasil e também nos EUA (Mundial de Ohio) e Perú (1º Torneio Guerrero de Los Andes), sempre acompanhando o futebol americano nacional de perto. Narrador e comentarista para o futebol americano nacional em diversas ocasiões (BandSports, Fox Sports e Globo Esporte.com), fui também jogador da Lusa Lions (flag 2008) e do Corinthians Steamrollers (2009 a 2012).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here