Nível da competição
Estadual
Número de edições
4ª temporada
Participantes
Série Diamante
12 equipes
Série Ouro
10 equipes
Início
17 de março
Final
14 de julho
> Confira o regulamento completo
Sistema de disputa
Art. 48. O campeonato é dividido em quadro grupos, divididos em duas conferências, conforme Anexo A – Tabela de Grupos e jogos.
Parágrafo único: As equipes de cada conferência jogarão entre si, seguindo a tabela, para definir os times que disputarão os playoffs.
Será adotado o sistema de pontos corridos. As primeiras equipes de cada conferência, classificam-se automaticamente para a semifinal.
As equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar, disputam a outra vaga para a semifinal.
Art. 49. Em caso de empate no número de pontos e vitórias, a classificação das equipes, dentro dos grupos, se dará pelos seguintes critérios, na ordem abaixo:
a) No caso de empate entre duas equipes: vitória no confronto direto;
b) No caso de empate entre mais de duas equipes, ou caso duas equipes empatadas não tenham confronto direto para desempate:
1. Maior número de vitórias nos confrontos entre as equipes empatadas;
2. Maior saldo de pontos nos confrontos entre as equipes empatadas;
3. Sorteio.
Parágrafo primeiro: a força de tabela de cada equipe de que trata o item b.1 acima é definida como a soma das vitórias de todos os adversários (cada adversário só pode ser considerado uma única vez) da equipe na temporada regular, dividido pela soma quantidade de jogos de cada adversário.
Parágrafo segundo: para desempate entre mais de uma equipe, devem ser aplicados os critérios do item “b” acima, um a um. Ao passo que forem sendo definidas as equipes classificadas, os critérios de desempate voltam a ser aplicados desde o item “a”.
Art. 50. Um time pode solicitar ao Comitê Gestor o adiamento de um jogo, desde que comprovadamente por motivo fortuito, que impossibilite sua realização, em até 72 (setenta e duas) horas, anteriores ao seu início.
Parágrafo Primeiro: A data para adiamento deverá ser acordada com o time adversário
Parágrafo Segundo: O time solicitante deverá arcar custos da SPFL ou do time adversário gerados por este adiamento, caso sejam comprovados.
Parágrafo Terceiro: O adiamento de um jogo após este prazo resultará em multa administrativa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) contra o time em questão e mais as despesas do time adversário e SPFL.
Art. 51. Em casos de interrupção de jogos por motivos fortuitos, fica definido que o jogo é suspenso e que:
a) Em caso de transcorrido menos de 3/4 (três quartos) do jogo, ele é suspenso e o restante da partida pode ser remarcada para uma nova data, conforme definição do Comitê Gestor;
b) Se neste caso o placar apontar uma diferença igual ou superior a 30 pontos, será decretado o encerramento do jogo;
c) Em caso de transcorrido mais de 3/4 (três quartos) do jogo, ele é dado por encerrado;
Art. 52. Caso ocorra um WO, o placar do jogo será de 49 a 00.
Art. 53. As datas previstas na tabela do anexo B indicam o final de semana em que a partida será realizada. O Comitê Gestor junto com os times, divulgarão data, horário e cidade em que serão realizados os jogo com no mínimo 14 dias de antecedência.
Art. 54. Alterações de datas na tabela podem ser solicitadas pelos times ao Comitê Gestor, que deverá, em contato com as equipes envolvidas determinar a viabilidade da alteração da data do jogo.