Nível da competição
2ª divisão nacional
Número de temporadas
5ª temporada
Participantes
43 equipes
Início
1º de julho
Final
9 de dezembro
> Confira o regulamento completo
SISTEMA DE DISPUTA
Art. 56º – A Liga Nacional de Futebol Americano, será disputada por 53 equipes, divididas em duas macrorregiões denominadas CONFERÊNCIA, quatro grupos regionais, entitulado DIVISÕES (Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul), que por sua vez subdivididas ao todo em 10 grupos, sendo 3 dele no Norte e Centro-Oeste com 5 equipes cada e 7 grupos no Sul e Sudeste com 4 equipes cada. A relação das equipes, suas divisões e tabela completa com jogos, será disponibilizada no documento conhecido como “Tabela Liga Nacional 2018”.
Parágrafo Único: A região Nordeste não participa por decisão única e exclusiva dos dirigentes das entidades locais. Seu torneio é gerido de maneira distintas, assim como são tratados seus negócios, comunicação, finanças e qualquer item relacionados ao seu torneio.
FASES E DENOMINAÇÕES
Art. 57º – O CAMPEONATO será dividido em 6 fases, sendo a primeira fase denominada TEMPORADA REGULAR, a partir da segunda fase, teremos os playoffs, composto por WILD CARD, SEMIFINAIS DE DIVISÃO, FINAIS DE DIVISÃO, BOWLS e SUPER BOWL. A super FINAL do CAMPEONATO é denominada SUPER BOWL.
Parágrafo Único: A Divisão Norte não terá acesso à BFA – Brasil Futebol Americano, por não existir uma Conferência local, no torneio indicado.
TEMPORADA REGULAR
Art. 58º – Teremos 2 formatos distintos. Durante a temporada regular nas Divisões CO e N, cada equipe jogará 4 partidas dentro de seu grupo, enquanto os grupos SE e S possuem 3 partidas dentro do grupo e 1 confronto intergrupo, sendo 2 jogos na condição de mandante e 2 jogos na condição de visitante.
REGULAMENTO DA LIGA NACIONAL DE FUTEBOL AMERICANO 2018 – LNFA 2018
Parágrafo Único: Em nenhuma hipótese o time pode conceder o seu mando de jogo para outra equipe ou mandar jogo na casa do seu adversário, salvo se ele costumeiramente tenha provas que manda seus jogos no citado campo.
Art. 59º – A classificação das equipes dentro de cada grupo como também dentro de cada Divisão será feita pelo número de vitórias, do maior para o menor.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art. 60º – Em caso de empate no número de vitórias, a classificação das equipes, dentro dos grupos, como também dentro de cada Conferencia se dará pelos seguintes critérios, na ordem abaixo:
a) No caso de empate entre duas equipes que se enfrentaram: vitória no confronto direto;
b) No caso de duas equipes que não se enfrentaram:
1) Maior FORÇA DE TABELA, entre as equipes empatadas;
2) Menor número de touchdowns sofridos;
3) Menor número de pontos sofridos;
4) Maior saldo de pontos;
5) Sorteio;
c) No caso de empate entre mais de duas equipes:
1) Maior FORÇA DE TABELA, entre as equipes empatadas;
2) Caso as equipes tenham se enfrentado, maior número de vitórias nos confrontos entre as equipes empatadas;
3) Menor número de touchdowns sofridos nos confrontos entre as equipes empatadas;
4) Caso as equipes tenham se enfrentado, maior saldo de pontos nos confrontos entre as equipes empatadas;
5) Sorteio;
§ 1º: A FORÇA DE TABELA de cada equipe é defina pela porcentagem obtida da razão entre o número total de vitórias pelo número total de partidas disputadas, de todos os adversários enfrentados por ela, na temporada regular. Exemplo: Equipe A enfrentou 4 adversários (B, C, D e E), cada equipe teve a seguinte campanha: B 3 vitórias e 1 derrota,
C 1 vitória e 3 derrotas, D 0 vitória e 4 derrotas e E 2 vitórias e 2 derrotas, logo somados teremos 6 vitórias e 10 derrotas, então o cálculo do percentual se dará com 6 (vitórias) / 16 (jogos) = 0,375, essa é a força de tabela.
§ 2º: Para desempate entre mais de duas equipes, devem ser aplicados os critérios do item “c”, deste artigo, um a um, até que seja possível determinar uma equipe melhor classificada do que as demais. Posteriormente, feito o desempate, aos demais voltam a ser aplicados desde o item “a” para as demais equipes.
Art. 61º – Após o término dos jogos da temporada regular, classificam-se para pós temporada, ou seja, fase de playoffs:
a) Os times que terminarem a fase regular em PRIMEIRO e SEGUNDO LUGAR em cada grupo dentro de cada Divisão, obedecido ao disposto nos artigos 60 e 61.
Parágrafo único: Os mandantes das partidas das de playoffs serão as equipes melhores classificadas na fase regular.
PLAYOFFS
Art. 62º – WILD CARD. Classificam-se 8 equipes da região Sudeste e 6 equipes da região Sul. As equips do SE são ordenadas em seeds de #1 a #8, considerando os 4 primeiros os campeões de grupo e os 4 últimos os segundos colocados, fazendo confrontos cruzados. As 6 equipes classificadas do Sul, serão ordenadas em seeds de #1 a #6, no qual os 3 primeiros serão os campeões de grupo e os 3 últimos serão os segundos colocados, os seeds #1 e #2 ficarão em bye nesta rodada, enquanto os outros fazem confronto cruzado. Esta fase será disputada em confronto único, conforme abaixo disposto:
a) Jogo 6 (J6): #1 SE contra #8 SE, com mando do seed #1;
b) Jogo 7 (J7): #2 SE contra #7 SE, com mando do seed #2;
c) Jogo 8 (J8): #3 SE contra #6 SE, com mando do seed #3;
d) Jogo 9 (J9): #4 SE contra #5 SE, com mando do seed #4;
e) Jogo 10 (J10): #3 S contra #6 S, com mando do seed #3;
f) Jogo 11 (J11): #4 S contra #5 S, com mando do seed #4;
Parágrafo Único: Os vencedores de cada partida de Wild Card classificam-se para a fase
REGULAMENTO DA LIGA NACIONAL DE FUTEBOL AMERICANO 2018 – LNFA 2018
de Semifinais de Divisão.
Art. 63º – SEMIFINAIS DE DIVISÃO. Estarão classificados para a fase Quartas de Final, as equipes vencedoras dos jogos 6, 7, 8, 9, 10 e 11 e se juntarão as equipes das Divisões Norte e as equipes de bye do Sul. Essas equipes farão jogo único dispostos na seguinte ordem:
a) Jogo 1 (J1): 1º do Grupo A contra 2º do Grupo B (Divisão Norte), com mando do 1º colocado;
b) Jogo 2 (J2): 1º do Grupo B contra 2º do Grupo A (Divisão Norte), com mando do 1º colocado;
c) Jogo 12 (J12): Vencedor de J6 contra vencedor J9 (Divisão Sudeste), com mando do melhor seed, entre os vencedores;
d) Jogo 13 (J13): Vencedor de J7 contra vencedor J8 (Divisão Sudeste), com mando do melhor seed, entre os vencedores;
e) Jogo 14 (J14): seed #1 contra vencedor de J10 (Divisão Sul), com mando de seed #1;
f) Jogo 15 (J15): seed #2 contra vencedor de J11 (Divisão Sul), com mando de seed #2.
Art. 64º – FINAIS DE DIVISÃO. Estarão classificados para a fase Finais de Divisão, as equipes vencedoras dos jogos 1, 2, 12, 13, 14 e 15, mais as equipes que terminaram a fase regular em 1º e 2º colocados do Grupo C (Centro-Oeste). As equipes farão jogo único dispostos na seguinte ordem:
a) Jogo 3 (J3): Vencedor de J1 x Vencedor de J2 (Divisão Norte), com mando do melhor seed, entre os vencedores;
b) Jogo 4 (J4): 1º C contra 2º C (Divisão Centro-Oeste), com mando do 1º colocado;
c) Jogo 16 (J16): Vencedor de J12 x Vencedor de J13 (Divisão Sudeste) com mando do melhor seed, entre os vencedores;
d) Jogo 17 (J17): Vencedor de J14 x Vencedor de J15 (Divisão Sul) com mando do melhor seed, entre os vencedores.
§ 1º: Os vencedores dos confrontos das Divisões Centro-Oeste, Sul e Sudeste serão
REGULAMENTO DA LIGA NACIONAL DE FUTEBOL AMERICANO 2018 – LNFA 2018
considerados Campeões de suas respectivas Divisões, e conquistarão a vaga para as Conferências Centro-Oeste, Sul e Sudeste da BFA.
§ 2º: O vencedor da Divisão Norte também será considerado Campeão da Divisão Norte, porém sem direito a vaga na BFA.
§ 3º: As equipes vencedoras dos confrontos 3 e 4 estarão classificadas para o Brazilian Bowl, já os vencedores dos confrontos 16 e 17 estarão classificados para o Nacional Bowl.
Art. 65º – BOWLS – As equipes vencedoras dos Bowls serão declaradas CAMPEÃS DE CONFERÊNCIA DA LIGA NACIONAL 2017.
a) Jogo 5 (J5): Vencedor de J3 x Vencedor de J4;
b) Jogo 18 (J18): Vencedor de J16 x Vencedor de J17.
Parágrafo Único: Os mandos de campo dos Bowls serão definidos pelo Office da LNFA e comunicado através de resolução.
Art. 66º – SUPER BOWL – As equipes vencedoras dos Bowls estarão classificadas para a Super Final.
a) Jogo 19 (J19): Vencedor de J5 x Vencedor de J18.
Parágrafo Único: O mando de campo do Super Bowl será da LNFA.
ADIAMENTO E INTERRUPÇÃO DAS PARTIDAS
Art. 67º – Um time pode solicitar o adiamento de um jogo de temporada regular que realizaria como mandante, desde que comprovadamente por motivo fortuito, que impossibilite sua realização, em até 14 (catorze) dias anteriores ao dia marcado para a partida, solicitação esta que será analisada em até 24h do protocolo, do pedido. Para jogos de playoffs, esse prazo será de 5 (cinco) dias.
Penalidades:
O adiamento de um jogo após este prazo resultará em multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para a equipe mandante que ainda deverá arcar com as custas do transporte da equipe adversária, caso a mesma não consiga remarcar a viagem, ou já esteja viajando com destino ao anterior local do jogo.
§ 1º: A equipe que deu causa ao adiamento terá o prazo de uma semana, a contar da data da informação do adiamento, para indicar uma nova data para a realização da partida, num prazo máximo de uma semana antes da próxima partida de qualquer uma das equipes envolvidas no jogo adiado.
§ 2º: Se a equipe penalizada (mandante) optar por não remarcar o jogo, será aplicado um W.O. e multa equivalente.
§ 3º: Para ser ressarcido do custo anterior de transporte, a equipe visitante deve apresentar comprovantes de pagamento do transporte e contrato de serviço de transporte.
Art. 68º – Em casos de interrupção de jogos por motivos fortuitos fica definido que o jogo é suspenso e que:
a) Em caso de transcorrido até 3/4 (três quartos) do jogo, e o placar apresentar uma diferença inferior a 30 pontos, o jogo deverá ser suspenso e o restante da partida remarcada para uma nova data;
b) Se neste caso o placar apontar uma diferença igual ou superior a 30 pontos, o jogo será dado por encerrado e será mantido o placar de momento.
c) Em caso de transcorrido mais de 3/4 (três quartos) do jogo, ele é dado por encerrado e será mantido o placar de momento.
Art. 69º – Caso uma equipe abandone a partida, no transcorrer da mesma, sem motivo justo, entenda-se sem que qualquer dos itens dispostos neste regulamento tenha sido descumprido, será considerado W.O. contra a equipe que abandonar a partida e a mesma estará sujeita a penalidade prevista no artigo 70º, deste regulamento.
DA DERROTA POR W.O.
Art. 70º – Caso ocorra um W.O. por quaisquer dos motivos elencados neste regulamento, o placar do jogo será de 49 x 00, contra a equipe que o motivou.
Parágrafo Único: Caso seja necessário utilizar o critério de desempate, ao fim da temporada regular, contabilizando os touchdowns, a equipe beneficiada pelo W.O. não terá anotado nenhum touchdown na partida em questão, portanto será feita uma média de touchdowns anotados nas demais partidas, que seja adicionado na soma total, para chegar à um desempate.
Art. 71º – Caso uma equipe deixe de organizar uma partida em casa ou deixe de viajar para jogar uma partida fora de casa, sem comprovar a ocorrência de caso fortuito e/ou força maior, será considerada derrotada por WO.
Penalidade
Para as hipóteses elencadas no caput deste artigo, além da perda da partida, a equipe deverá pagar multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). A equipe ainda será automaticamente eliminada do campeonato e suspensa de competições oficiais organizadas pela LNFA ou chanceladas pela CBFA, pelo período de 1 (um) ano, após o termino da competição vigente.
Do Ascenso
Art. 72º – A forma de acesso para a divisão superior (BFA – Brasil Futebol Americano) se dará da seguinte forma:
a) O Campeão da Divisão Centro-Oeste;
b) O Campeão da Divisão Sul;
c) O Campeão da Divisão Sudeste.
Parágrafo Único: O Campeão da Divisão Norte não tem acesso a BFA – Brasil Futebol Americano.