Nível da competição
Estadual
Edição
7ª temporada
Nº de participantes
8 equipes
Início
5 de março
Minas Bowl
–
> Confira o regulamento completo do campeonato
Sistema de disputa
Art. 54º – A Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2023, será disputada por 8 equipes, em duas etapas Gerais Bowl e Minas Bowl. O primeiro torneio Gerais Bowl contará com 6 equipes divididas em 2 chaves, classificando para semifinal a equipe com melhor campanha, o outro semi finalista fara jogo de Wild Card com cruzamento destas chaves. Após as semi-finais as equipes vencedoras disputarão o título Gerais Bowl.
A segunda etapa Minas Bowl terá início com 6 equipes a depender da classificação da etapa Gerais Bowl. Os finalistas do ano anterior conquistam o direito de ingressar apenas nesta fase. O campeão do ano anterior do Minas Bowl realiza o Wil Card 1 contra o perdedor da semi-final do Gerais Bowl com menos pontos. O vice campeão do ano anterior do Minas Bowl realiza o Wild Card 2 contra o perdedor da semi-final do Gerais Bowl com mais pontos. A semi-final do Minas Bowl contará com as equipes finalistas do Gerais Bowl e as equipes que vencerem os Wild Cards 1 e 2. Após as semi-finais será realizada o Minas Bowl.
As equipes com maior pontuação sempre enfrentarão nos jogos eliminatórios as equipes de menor pontuação.
Parágrafo Único – O sistema de desempate caso o ocorra.
Se uma ou mais equipes terminarem empatadas ao final da fase de classificação, serão obedecidos dos critérios de desempate conforme critério de desempate:
• Vitorias
• Derrotas
• Saldo Pontos
• Pontos Feitos
• Pontos Contra
• Aproveitamento
• Empate
DAS DESPESAS POR RODADA
Art. 55º As despesas da rodada são de responsabilidade da equipe mandante.
Art. 56º Os jogos finais Gerais Bowl e Minas Bowl são de direito da FEMFA, que pode realizar sua organização como melhor convir.
Artigo Único: A FEMFA tem o direito de explorar comercialmente as finais e o Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2023.
DA DERROTA POR W.O.
Art. 57º – Caso ocorra um W.O. por quaisquer dos motivos elencados neste regulamento, o placar do jogo será de 49 x 00, contra a equipe que o motivou.
Parágrafo Único: Caso seja necessário utilizar o critério de desempate, ao fim da temporada regular,
contabilizando os touchdowns, a equipe beneficiada pelo W.O. não terá anotado nenhum touchdown na partida em questão, portanto será feita uma média de touchdowns anotados nas demais partidas, que seja adicionado na soma total, para chegar à um desempate.
Art. 58º – Caso as equipes deixem, de organizar uma etapa ou deixem de viajar para jogar uma partida fora de casa, sem comprovar a ocorrência de caso fortuito e/ou força maior, será considerada derrotada por WO.
Penalidade para as hipóteses elencadas no caput deste artigo: além da perda da partida, a equipe deverá pagar multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). A equipe ainda será automaticamente eliminada do campeonato e suspensa de competições oficiais organizadas pela FEMFA, pelo período de 1 (um) ano, após o término da competição vigente.
ADIAMENTO E INTERRUPÇÃO DAS PARTIDAS
Art. 59º – Um time pode solicitar o adiamento de um jogo de temporada regular que realizaria como mandante, desde que comprovadamente por motivo fortuito, que impossibilite sua realização, em até 14 (catorze) dias anteriores ao dia marcado para a partida, solicitação esta que será analisada em até 24h do protocolo, do pedido.
Para jogos de playoffs, esse prazo será de 7 (sete) dias.
Parágrafo Único: Uma partida pode ser adiada em um período de até 24 horas de sua realização nos casos de desastres naturais, condições climáticas ou qualquer outra de ordem natural que coloque em risco a segurança de atletas. Nestes casos fica estabelecido o prazo de 10 (dez) dias para remarcação e realização da partida.
Penalidades: O adiamento de um jogo após este prazo resultará em multa de R$ 3.000,00 (três mil reais) para a equipe mandante e deverá arcar com as custas do transporte da equipe adversária, caso a mesma não consiga remarcar a viagem, ou já esteja viajando com destino ao anterior local do jogo.
§ 1º: A equipe que deu causa ao adiamento terá o prazo de uma semana, a contar da data da informação do adiamento, para indicar uma nova data para a realização da partida, num prazo máximo de uma semana antes da próxima partida de qualquer uma das equipes envolvidas no jogo adiado.
§ 2º: Se a equipe penalizada (mandante) optar por não remarcar o jogo, será aplicado um W.O.
§3º: Para ser ressarcido do custo anterior de transporte, a equipe visitante deve apresentar comprovantes de pagamento do transporte e contrato de serviço de transporte.
Art. 60º – Em casos de interrupção de jogos por motivos fortuitos fica definido que o jogo é suspenso e que:
a) Em caso de transcorrido até 3/4 (três quartos) do jogo, e o placar apresentar uma diferença inferior a 30 pontos, o jogo deverá ser suspenso e o restante da partida remarcada para uma nova data;
b) Se neste caso o placar apontar uma diferença igual ou superior a 30 pontos, o jogo será dado por encerrado e será mantido o placar de momento.
c) Em caso de transcorrido mais de 3/4 (três quartos) do jogo, ele é dado por encerrado e será mantido o placar de momento.
Art. 61º – Caso uma equipe abandone a partida, no transcorrer da mesma, sem motivo justo, entenda-se sem que qualquer dos itens dispostos neste regulamento tenha sido descumprido, será considerado W.O. contra a equipe que abandonar a partida e a mesma estará sujeita a penalidade prevista no artigo deste regulamento.