Nível da competição
1ª divisão nacional
Edição
3ª temporada
Participantes
33 equipes
Início
29 de junho
Brasil Bowl X
14 de dezembro
SEÇÃO 6 – DO SISTEMA DE DISPUTA
62. O campeonato é dividido Primeira Divisão, Divisão Norte e Segunda Divisão, conforme o Anexo II.
Parágrafo único: as equipes jogam entre si, de acordo com a tabela e formato de disputa anexos, para definir os times de cada conferência que disputarão os playoffs regionais (semifinal de conferência e final de conferência). As finais de conferência definirão os campeões de conferência em todas as divisões.
63. Em caso de empate no número de vitórias, a classificação das equipes, dentro dos grupos, como também dentro de cada Conferência, se dará pelos seguintes critérios, na ordem abaixo:
a. No caso de empate entre duas equipes:
i. vitória no confronto direto
ii. maior força de tabela
iii. menor número de Touchdowns cedidos
b. No caso de empate entre mais de duas equipes, ou caso duas equipes
empatadas não tenham se enfrentado:
i. Maior força de tabela entre as equipes empatadas
ii. Maior número de vitórias nos confrontos entre as equipes empatadas
iii. Menor número de Touchdowns cedidos
iv. Sorteio
Parágrafo primeiro: a força de tabela de cada equipe é definida como a soma das vitórias de todos os adversários (cada adversário considerado apenas uma vez) da equipe na temporada regular, dividido pela soma da quantidade de jogos de cada adversário.
Parágrafo segundo: para desempate de mais de uma equipe devem ser aplicados os critérios do item acima, um a um. Ao passo que forem sendo definidas as equipes classificadas, os critérios de desempate voltam a ser aplicados do início.
64. O último colocado, na primeira divisão, de cada uma das Conferências Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste perderá a vaga na primeira divisão da BFA 2020, devendo disputar a segunda divisão naquele ano. As equipes da Conferência Norte, em 2019, definirão quem será primeira divisão e quem será segunda divisão em 2020, de acordo com o modelo de disputa.
Parágrafo único: os campeões das conferências Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste da segunda divisão da BFA 2019 serão promovidos à primeira divisão da BFA 2020 em suas respectivas conferências.
65. Na primeira divisão, os quatro campeões de conferência avançam para a fase chamada Playoffs Nacionais, constituídos por semifinais nacionais e Final Nacional, o Brasil Bowl, a serem disputados nas datas previstas pelo Anexo II.
66. O mando de campo para as semifinais nacionais segue os critérios estabelecidos desde a primeira edição da BFA, em 2017, e está explicado no Anexo III.
Parágrafo primeiro: para 2019, os mandos de campo das semifinais nacionais serão da seguinte maneira:
a. Campeão Nordeste recebe o Campeão Sudeste
b. Campeão Sul recebe o Campeão Centro Oeste
Parágrafo segundo: para 2019, a preferência de local para realização do Brasil Bowl
segue a seguinte ordem:
i. Sudeste
ii. Centro Oeste
iii. Sul
iv. Nordeste
67. Um time pode solicitar ao Comitê Gestor o adiamento, por motivo de força maior, de um jogo, com até 72h de antecedência ao horário marcado para o início da partida.
O caso será analisado pelo Comitê Gestor.
68. Em casos de interrupção de jogos por motivos fortuitos, fica definido que o jogo é suspenso e que a situação será analisada pelo Comitê Gestor. Para efeitos práticos em campo, fica definido que:
a. Em caso de transcorridos menos de ¾ do jogo, ele é suspenso e o restante da partida pode ser remarcado para uma nova data, conforme definição do Comitê Gestor
b. Em caso de transcorridos mais de 2/4 e menos de ¾ completos do jogo e o placar apontar uma diferença igual ou superior a 35 pontos, será decretado o encerramento do jogo
c. Em caso de transcorrido mais de ¾ do jogo, ele é dado por encerrado.
69. Em casos de W.O., será considerado o placar de 49 a 0.
70. As equipes devem mandar seus jogos em estádios que fiquem a, no máximo, 150 km de distância de suas cidades sedes. As cidades sedes são as mesmas utilizadas em 2018 pelas equipes.
Parágrafo único: caso a equipe queira mandar seu jogo em um estádio fora desse raio, deverá fazer a solicitação ao Comitê Gestor, que consultará a equipe visitante para tomar a decisão.
71. As datas previstas no Anexo II indicam o final de semana em que a partida será realizada. Os mandantes devem informar ao Comitê Gestor a data, horário e cidade em que o jogo será realizado com 4 semanas de antecedência.
Parágrafo único: caso a equipe não informe o dia e horário dentro do prazo, será estabelecido como padrão o horário de 14h de sábado.
72. A definição do estádio da partida deve ser informada com no mínimo 3 semanas de antecedência.
73. Caso a equipe mandante faça qualquer alteração de estádio para realização da partida fora do prazo, esta deverá arcar com as despesas extras da equipe visitante e da equipe de arbitragem, ocasionadas pela mudança.
74. Alterações de datas de jogos devem ser solicitadas ao Comitê Gestor, que deverá verificar a disponibilidade das duas equipes envolvidas e da equipe de arbitragem para tomar sua decisão.
Sistema de Disputa
Conferência Sul
Semifinais de Conferência: 02/11/2019
Final de Conferência: 16/11/2019
Classificam-se para os playoffs os 4 melhores na classificação geral.
Confrontos:
- 1º x 4º
- 2º x 3º
Conferência Sudeste
Semifinais de Conferência: 02/11/2019
Final de Conferência: 16/11/2019
Classificam-se para os playoffs o campeão de cada grupo e as duas melhores campanhas a seguir, independentemente do grupo.
Confrontos:
- Campeão de Grupo com melhor campanha x 4º Geral
- Campeão de Grupo com segunda campanha x 3º Geral
Conferência Centro Oeste
Semifinais de Conferência: 02/11/2019
Final de Conferência: 16/11/2019
Classificam-se para os playoffs os 2 melhores classificados de cada grupo.
Confrontos:
- 1ºA x 2ºB
- 1ºB x 2ºA
Conferência Nordeste
Semifinais de Conferência: 12/10/2019
Final de Conferência: 26/10/2019
Classificam-se para os playoffs os quatro times com melhor campanha, independentemente de grupo.
Confrontos:
- 1º x 4º
- 2º x 3º