No ano passado, Juventude e Brown Spiders fizeram um jogo que definiu a equipe rebaixada da BFA de 2017. Naquela ocasião, o Brown Spiders perdeu a partida e em 2018 os curitibanos disputaram a Liga Nacional.
Neste ano o Juventude se encontra na mesma situação, só que desta vez o adversário é o Jaraguá Breakers. Na verdade, o jogo não determinará a equipe que ficará em último lugar na Conferência Sul, já que ainda existem mais duas partidas para cada uma delas. Mas o retrospecto nos jogos anteriores levam a esta suposição, afinal, até agora, foram três derrotas nos três jogos disputados por Breakers e Juventude.
Dificuldades em 2018
Desde o começo do ano, o Juventude enfrenta dificuldades. No campeonato gaúcho, pela primeira vez em quatro anos não a equipe não chegou a final. Há uma semana da BFA, a equipe perdeu o treinador. O presidente Eduardo Ferreira buscou um novo head coach para assumir o elenco. Sem sucesso, assumiu a função e não teve tempo suficiente para preparar a equipe gaúcha para o campeonato. Além disso, dois americanos que haviam acertado para jogar no segundo semestre tiveram problemas e não conseguiram vir ao Brasil. Apesar de tudo, o Juventude está focado no jogo contra o Breakers.
“Muita coisa deu errado essa temporada. Digo sim que foi um grande acaso. Não haveria planejamento que previsse isso, não com receita limitada como é o nosso caso. Mas não considero uma opção desistir como tenho visto por aí, nunca foi uma opção. Sobre o jogo, vide o andamento de ambas as equipes, quem perder é forte candidato a deixar a BFA em 2019. Têm sido uma construção este ano, lenta, mas progressiva. Trabalhamos ainda mais pra esta partida, vale tudo pra gente” contou de coração aberto o multifunções Eduardo Ferreira.
Atuações que deixam esperanças
Apesar das três derrotas, o Breakers, diferentemente do Juventude, fez algumas boas partidas, conseguindo pontuar contra Rex, Crocodiles e, no último jogo, mesmo com a longa viagem até Santa Maria, acabou perdendo por apenas um field goal para o Soldiers. A evolução técnica e tática é visível, o que dá esperanças para os torcedores até para uma classificação aos playoffs. Mesmo assim, o presidente Cláudio Starosky está com os pés no chão e considera o jogo contra os gaúchos um “tudo ou nada”.
“Acredito que será um jogo muito disputado, um jogo que é tudo ou nada para os dois times que estão lutando pela primeira vitória na BFA e também pela permanência na elite em 2019”, afirmou Cláudio.
Breakers invicto contra Juventude
O retrospecto dos catarinenses é muito bom quando se trata de Breakers x Juventude: as equipes se enfrentaram três vezes pelo Torneio Touchdown – em 2013, 2014 e 2015. Os jaraguaenses sempre saíram vitoriosos e com placares elásticos: 69 a 07, 61 a 07 e 30 a 00, respectivamente.
Serviço: Jaraguá Breakers x Juventude FA – BFA
Quando: Domingo, 16 de Setembro, às 13h30
Onde: Parque de Eventos Alfredo Pasold – Schroeder/SC
Ingressos: no local (R$ 10,00)