Descentralização e compartilhamento das decisões. Com a ACFA (Associação dos Clubes de Futebol Americano), a figura jurídica da BFA, a Liga BFA quer aplicar processos de governança e gestão mais transparentes e organizados. “Por muito tempo, era confundido o nosso trabalho de gestão executiva como donos da BFA, o que não era verdade. Agora, a ACFA será uma ENAD, fazendo parte dos organismos da prática do desporto nacional, trazendo maior robustez à Liga”, explicou Lucas Rossetti, diretor executivo da Liga BFA.
A Liga, na prática, parte a ser efetivamente dos times. A ACFA convidou 25 equipes para serem membros deste primeiro ano do movimento. As equipes associadas terão o direito, na Liga BFA, de:
• Indicar membros para compor comitês;
• Votar e ser votado;
• Participação nas definições de regulamentos e orçamento;
• Vaga garantida nos campeonatos da ACFA;
• 10 inscrições sem custo na BFA;
Como funcionará a representatividade
Os poderes da Associação são a Assembleia Geral, a Presidência e o Conselho Fiscal, e são
definidos pelo Estatuto da Associação. Ainda pelo Estatuto, a Presidência pode criar comissões e comitês que a auxiliem no cumprimento de suas obrigações.
As equipes-membro da ACFA/BFA poderão indicar duas vagas em cada um dos sete comitês existentes, que terão, em média, 10 componentes cada.
1) Comitê de Saúde, Prevenção e Segurança
2) Comitê Financeiro
3) Comitê de Competição
4) Comitê de Regulamento, Infraestrutura e Eventos
5) Comitê de Expansão e Novos Negócios
6) Comitê de Responsabilidade Social e Educacional
7) Comissão de Arbitragem
8) Comissão Disciplinar e Conselho de Ética
> Saiba mais sobre as funções dos comitês e comissões
Com a criação dos comitês e comissões formadas pelos times, o objetivo é criar uma cultura do esporte que emana dos times para os diversos stakeholders. A meta é fortalecer a identidade da Liga BFA para aumentar o engajamento, atrair patrocinadores e poder atrair novos fãs, amplificando o ciclo.
Como os times podem se associar
A equipes já associadas e que farão parte da primeira reunião da ACFA são: América Big Riders, Cuiabá Arsenal, Brasília Pilots, T-Rex, América Locomotiva, Recife Mariners, Vasco Almirantes e Flamengo Imperadores.
Custo de entrada na Associação é de R$ 1.200, mas cai para R$ 600,00 no segundo ano. O prazo final para quitar as pendências financeiras com a associação é até o dia
10 de março de 2021. “É mais importante a continuidade e estabilidade, por isso essa vantagem proposta. Queremos a estabilidade da construção coletiva, o mais importante para a Liga”, Lucas Rossetti.
Além da parte financeira, o time tem que ter uma mínima estrutura administrativa exigida, que consiste em:
• Cartão CNPJ e QSA;
• Estatuto e todas as alterações ajustadas;
• Ata de eleição que empossou a atual diretoria registrada;
• RG e CPF do atual representante legal e seu vice;
• Solicitação formal para administrativo@ligabfa.com.br;
“Nossos critérios já vão preparar as equipes para ter critérios mínimos para requererem benefícios das leis de incentivo”, afirmou Rossetti.
A Liga BFA, que teve sua edição 2020 adiada diante da pandemia de coronavírus, deve começar em 26 de junho de 2021, se todos os protocolos de saúde permitirem em âmbito nacional.
Confira o Hangout com Lucas Rossetti e Bruno Gouveia e saiba mais sobre o tema
[…] o atual gestor da ACFA (Associação dos Clubes de Futebol Americano), Marcel Dantas reafirmou a realização da 4ª edição da Liga BFA. “A BFA continua, em nada […]