Nível da competição
Nacional
Edição
3ª temporada (1ª unificada)
Nº de participantes
30 equipes
Início
9 de julho
Brasil Bowl VII
17 de dezembro
TEMPORADA REGULAR
Art. 58 – Durante a temporada regular, cada equipe jogará 6 partidas, sendo três jogos em casa e três jogos fora de casa.
Art. 59 – Durante a temporada regular as equipe das Conferências Leste e Oeste farão três jogos contra as demais as equipes de seu grupo (um contra cada uma das outras três equipes) e outros três jogos contra as equipes do outro grupo da mesma CONFERÊNCIA, conforme artigo 56. Já as equipes das conferencias Sul e Nordeste, que contarão com apenas 7 equipes, enfrentarão todos os adversários da mesma conferência, também no total de 6 jogos. Mesmo com 7 times, a divisão de grupos (um com quatro times e outro com três) nessas conferências se mantém, para efeitos de ranking que definirá os confrontos da temporada regular de 2017.
Parágrafo Primeiro: para definição dos confrontos entre equipes de grupos diferentes dentro das conferencias Leste e Oeste, os times foram ranqueados dentro de seus grupos, de acordo com os aproveitamento (número de vitórias dividido pelo total de jogos) obtido na temporada regular das edições 2015 do Campeonato Brasileiro (CBFA) ou do Torneio Touchdown.
Parágrafo Segundo: equipes que disputaram a Liga Nacional (CBFA) em 2015 foram automaticamente ranqueadas como número 4 dos seus respectivos grupos.
Parágrafo Terceiro: o resultado do ranqueamento de que fala o Parágrafo Primeiro deste artigo é o seguinte:
Conferência Nordeste
Conferência Leste
Conferência Oeste
Conferência Sul
Art. 60 – A classificação das equipes dentro de cada grupo como também dentro de cada Conferência será feita pelo número de vitórias, do maior número para o menor número.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art. 61 – Em caso de empate no número de vitórias, a classificação das equipes, dentro dos grupos, como também dentro de cada Conferencia se dará pelos seguintes critérios, na ordem abaixo:
a) No caso de empate entre duas equipes: vitória no confronto direto;
b) No caso de empate entre mais de duas equipes:
1) maior FORÇA DE TABELA entre as equipes empatadas;
2) maior número de vitórias nos confrontos entre as equipes empatadas;
3) maior saldo de pontos nos confrontos entre as equipes empatadas;
4) Sorteio;
Parágrafo Primeiro: a FORÇA DE TABELA de cada equipe de que trata o item b.1 acima é definida como a soma das vitórias de todos os adversários (cada adversário só pode ser considerado uma única vez) da equipe na temporada regular.
Parágrafo Segundo: para desempate entre mais de uma equipe, devem ser aplicados os critérios do item “b” acima, um a um. Ao passo que forem sendo definidas as equipes classificadas, os critérios de desempate voltam a ser aplicados desde o item “a”.
Art. 62 – Após o término dos jogos da temporada regular, classificam-se para próxima fase, OITAVAS DE FINAL, 4 times de cada Conferência, sendo: Para as conferências Leste e Oeste (com 8 times cada):
a) Os times colocados em PRIMEIRO LUGAR DE CADA GRUPO dentro de cada Conferencia, obedecido o disposto nos artigos 60 e 61.
b) Os dois times de melhor campanha de cada Conferencia, independentemente do seu grupo de origem, excetuando-se os primeiros colocados de cada grupo, obedecido o disposto nos artigos 60 e 61.
Parágrafo Primeiro: o time de melhor campanha, entre os primeiros colocados de cada grupo será considerado o classificado número 1 da Conferencia, enquanto o time de pior campanha, entre os primeiros colocados de cada grupo será considerado o classificado número 2 da Conferencia.
Parágrafo Segundo: o time de melhor campanha na Conferencia, excetuando-se os primeiros colocados de cada grupo será considerado o classificado número 3 da Conferência, enquanto que o segundo time de melhor campanha, excetuando-se os primeiros colocados de cada grupo será considerado o classificado número 4 da Conferência.
Para as conferências Nordeste e Sul (com 7 times cada):
a) os times com as quatro melhores campanhas na temporada regular, independentemente do grupo de origem, obedecido o disposto nos artigos 60 e 61.
Parágrafo Primeiro: os times serão classificados como número 1 a número 4 da conferência, de acordo com sua campanha na temporada regular.
Art. 63 – Após o término dos jogos da temporada regular, serão rebaixados (perdendo o direito de disputar a Superliga Nacional de 2017, e estando automaticamente classificados para a Liga Nacional de 2017): o último colocado na classificação geral de cada uma das conferências Oeste e Leste (considerando os dois grupos).
Parágrafo Primeiro: Para as conferências Nordeste e Sul (com 7 times cada): por contar com apenas 7 times na edição 2016 da Superliga Nacional, não haverá rebaixamento nessas duas conferências.
PLAYOFFS
Art. 64 – OITAVAS DE FINAL. As dezesseis equipes classificadas para a fase de Oitavas de Final, se enfrentarão em jogo único, dentro de cada Conferencia, de acordo com os confrontos abaixo:
a) classificado número 1 contra Classificado número 4, com mando de campo do classificado número 1;
b) classificado número 2 contra classificado número 3, com mando de campo do classificado número 2.
Parágrafo Primeiro: os vencedores de cada partida das Oitavas de Final, classificamse para a fase de Quartas de Final.
Art. 65 – QUARTAS DE FINAL. As oito equipes classificadas para a fase de Quartas de Final, se enfrentarão em jogo único, dentro de cada Conferencia, com o mando de campo da equipe de melhor campanha dentre as duas que se enfrentarão em cada
Conferencia.
Parágrafo Primeiro: para a definição da melhor campanha entre as duas equipes classificadas para as Quartas de Final, serão utilizados os critérios dos artigos 60 e 61.
Parágrafo Segundo: caso seja necessário utilizar o critério de FORÇA DE TABELA para definição da melhor campanha, deve se considerar a soma das vitórias dos adversários das equipes, na Temporada Regular e nas Oitavas de Final.
Parágrafo Terceiro: a equipe vencedora do confronto de Quartas de Final, dentro de cada Conferencia será declarada CAMPEÃO DA CONFERÊNCIA.
Art. 66 – SEMIFINAIS. As quatro equipes classificadas para a fase Semifinal, se enfrentarão em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha, de acordo com os confrontos abaixo:
a) campeão da Conferência Nordeste contra campeão da Conferencia Leste
b) campeão da Conferencia Oeste contra campeão da Conferencia Sul
Parágrafo Primeiro: para a definição da melhor campanha entre as duas equipes classificadas para as Semifinais, serão utilizados os critérios dos artigos 60 e 61.
Parágrafo Segundo: caso seja necessário utilizar o critério de FORÇA DE TABELA para definição da melhor campanha, deve se considerar a soma das vitórias dos adversários das equipes, em todas as fases, da Temporada Regular até as Quartas de Final.
Parágrafo Terceiro: as equipes vencedoras dos confrontos SEMIFINAIS estarão classificadas para o BRASIL BOWL, final do Campeonato Brasileiro.
Art. 67 – BRASIL BOWL – a equipe vencedora do Brasil Bowl será declarada CAMPEÃO BRASILEIRA 2016
Parágrafo Primeiro: o mando de campo do Brasil Bowl pertence a CBFA, que poderá cedê-lo ao finalista de melhor campanha ou indicar qualquer cidade e estádio em território nacional para a realização da partida, desde que ofereça condições de transporte, hospedagem e alimentação para ambas as equipes finalistas, e desde que a indicação seja realizada até um dia após da realização da primeira semifinal.
Parágrafo Segundo: em caso de os finalistas serem de cidades e/ou estados diferentes, a indicação de mando de campo de que fala o parágrafo anterior não pode ser para a cidade ou estado de origem do finalista que não possui a melhor campanha até a fase semifinal.
Parágrafo Quarto: caso seja necessário utilizar o critério de FORÇA DE TABELA para definição da melhor campanha, deve se considerar a soma das vitórias dos adversários das equipes, em todas as fases, da Temporada Regular até as Semifinais.
> Superliga Nacional 2016
Timbó Rex |
> Superliga Nacional 2015
João Pessoa Espectros |
> Superliga Nacional 2014
Coritiba Crocodiles |
> Campeonato Brasileiro 2013
Coritiba Crocodiles |
> Campeonato Brasileiro 2012
Cuiabá Arsenal |
> Liga Brasileira 2011
Fluminense Imperadores |
> Liga Brasileira 2010
Cuiabá Arsenal |