
Num formato mais ‘enxuto’ com quatro participantes, a edição 2025 do Campeonato Gaúcho teve início neste domingo (06), com rodada dupla realizada em Santa Maria. As partidas demonstraram a força dentro do estado do Soldiers (atual hexacampeão estadual) e do Bravos (nascido da fusão de Pumpkins e Bulls no “pós enchentes de 2024”), conquistando largas vitórias contra Gravataí Spartans e Parobé Bears, respectivamente.
Como foi a vitória do Bravos no Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2025
No primeiro jogo da rodada, a equipe da capital gaúcha demonstrou a força do seu ataque aéreo comandado por Nicolas do Canto, que conta com o experiente backup Antônio Paz e ótimo corpo de receivers com nomes como Theo Miguel, Daniel Nietiedt e Vitor Rhoden (voltando ao estado após passagem pelo Galo).
Por “ironia”, a primeira pontuação foi em jogada terrestre, com o touchdown de Arthur Angonese e extrapoint não convertido. O Bears virou o placar em TD corrido de Augusto Pereira e chute extra de Lucas Ramos. Então, o Bravos começou a emplacar seu jogo, marcando outros três touchdowns no primeiro tempo, com Theo e Nietiedt em passe de Nicolas, e corrida de Ariel Amaral. Duas conversões de Rhoden e outra de Ariel deixaram o placar em 30 a 7 no intervalo.
No segundo tempo, a conexão Nicolas-Nietiedt funcionou novamente para mais um touchdown, enquanto Augusto Pereira anotou mais um TD corrido para o Bears (XP de Lucas Ramos). Agora sob o comando de Antônio Paz, o ataque do Bravos anotou mais dois touchdowns aéreos com Nietiedt e Theo. Outras duas conversões de Rhoden e Theo encerraram o marcador em 52 a 14 em favor da equipe que busca desbancar a hegemonia do Soldiers dentro do estado.
Como foi a vitória do Soldiers no Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2025
No jogo da tarde, o atual hexacampeão consecutivo Santa Maria Soldiers entrou em campo com seu ataque agora comandado por Maurício Faé no lugar de Douglas Rodrigues. O novo quarterback, histórico na equipe por sua atuação na defesa e na comissão técnica, mostrou versatilidade e anotou três touchdowns, marca também alcançada pela defesa após turnovers.
Com 172 pontos marcados na carreira noutras funções em campo, logo na primeira campanha da partida, Faé lançou seu primeiro touchdown na nova posição, conectando passe com o runningback Emmanuel Cony, que avançou 42 jardas até a endzone. O extrapoint também foi anotado por Faé.
Dominante na defesa e efetivo no ataque, o Soldiers chegou ao intervalo com ampla vantagem no placar, anotando outros touchdowns com Marlon Limana em corrida, Jackson Costa em fumble recuperado na endzone adversária, Faé em corrida curta, Nicolas Pippi em passe de Faé e William Wanglon em pick six. Somado a uma conversão de dois pontos de Fabiano Costa, o placar ficou em 39 a 0.
No segundo tempo, Kasley Barreto anotou outra pick six e Emmanuel Cony entrou novamente na endzone em corrida, com conversão de Augusto Kneipp finalizando o marcador em 53 a 0. O time da região central do Rio Grande do Sul vem com força para se manter como “centro” do futebol americano no estado!
> Confira nossa página especial do Campeonato Gaúcho 2025