
O Miami Dolphins é um dos dois times da NFL com direitos de marketing para explorar o mercado do Brasil (o outro é o New England Patriots), através do Global Markets Program. E uma das principais estratégias é cativar os fãs do time da Flórida e enaltecer sua dedicação em cultivar o futebol americano dentro e fora dos EUA.
Por isso que o Miami Dolphins, inspirado na iniciativa da liga de International Fan of the Year, criou o prêmio para a equipe. E o Fã Internacional do Ano é do Brasil: Lucas Rossetti (veja a entrevista exclusiva no vídeo abaixo). Lucas ganhou uma viagem com todas as despesas pagas para o NFL Draft em abril, com acesso e experiências super especiais. Ele também recebeu uma camisa personalizada e totalmente exclusiva (1 de 1) dos Miami Dolphins com um patch especial do NFL Fan of the Year, além de outros prêmios.
Engajamento dos fãs: essencial para o marketing do Miami Dolphins
O Salão Oval entrou em contato com o Vice-Presidente de Marketing e International Development do Dolphins, Felipe Formiga, que enviou respostas por email. Para ele, “os fãs são verdadeiros embaixadores da marca, pois eles compartilham sua experiência e paixão com outras pessoas. Isso cria uma conexão emocional autêntica que dificilmente pode ser alcançada”.
Perguntamos se o engajamento dos fãs é parte da estratégia de marketing do time da NFL: “Reconhecer e celebrar a dedicação dos nossos fãs mais apaixonados é uma parte essencial da nossa estratégia. Assim como a NFL honra seus fãs pela lealdade e pelo impacto positivo na comunidade, também acreditamos em reconhecer as maneiras extraordinárias com que nossos fãs se envolvem com nossa marca. Trata-se de criar experiências significativas que refletem o verdadeiro espírito de conexão e paixão compartilhada”, explicou o executivo.
Jogo na Espanha e outras ações do Miami Dolphins
O Miami Dolphins não foi o mandante do primeiro jogo da NFL no Brasil, mas ainda assim, levou várias figuras protagonistas do futebol americano nacional para assistir ao jogo de perto.
Além disso, está próximo do desenvolvimento do Flag Football no Brasil, com o anúncio da embaixadora internacional da modalidade, Gabi Bankhardt, como também embaixadora do Miami Dolphins.
E a equipe da Flórida está se preparando para ser mandante do primeiro jogo da NFL na Espanha, no Estádio Santiago Bernabéu, ainda em 2025. O anúncio da data exata e do time visitante será feito nos próximos meses.