Um jogo de dominós que está longe de ter um fim em Minas Gerais. No entanto, um importante passo para a continuidade do esporte dentro do campo foi dado hoje pelas equipes restantes na competição e pela Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA): o Campeonato Mineiro 2018 irá continuar, mas sem o Cruzeiro.
Na sexta, após a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol Americano de Minas Gerais (TJD-MG), que reintegrou o Cruzeiro Imperadores no Campeonato Mineiro, os nove times restantes divulgaram que deixariam a disputa. Em suas redes sociais, as equipes Pouso Alegre Gladiadores, Contagem Inconfidentes, Uberaba Zebus, Piratas da Serra, Nova Serrana Forgeds, Paraíso Miners, Galo Futebol Americano, América Locomotiva e Betim Bulldogs usaram a hashtag #EticaBowl.
Elas voltaram a se pronunciar hoje e declaram o retorno ao campeonato, em nota oficial assinada pelos representantes das equipes. Confira a nota das equipes abaixo.
> O RETORNO – NOTA PÚBLICA – Ética Footbal League
Com isso, os playoffs do Campeonato Mineiro devem acontecer com a seguinte configuração.
Mas o Cruzeiro (ou Imperadores) irá participar?
Em outro acontecimento do dia, o Cruzeiro Imperadores foi desfeito, com a equipe de Juiz de Fora anunciando o fim da parceria com o Cruzeiro. Mas a equipe, seja em que versão for, não participará do campeonato.
Após a decisão do TJD que reitegrou o Cruzeiro Imperadores ao Campeonato e que foi a catada pela FEMFA, a Federação aplicou uma outra medida administrativa contra a equipe. O entendimento é que os jogadores que na denúncia número quatro do TJD foram julgados por inscrição irregular, na verdade nunca estiveram inscritos no Mineiro (entenda na nota abaixo).
Desta forma, os pontos e a vitória da partida contra o Inconfidentes foram retirados e, contando com o W.O. contra o Pouso Alegre Gladiadores, o Cruzeiro (agora somente Imperadores) fica de fora dos playoffs.
Confira abaixo a nota oficial da Federação sobre a decisão.
E o TJD-MG e a denúncia contra o Galo FA?
Em meio a toda essa movimentação, havia ainda uma nova denúncia contra o Galo FA, que não foi julgada. No site do TJD-MG, há indicação de que a denúncia foi arquivada por “perda de objeto”, ou seja, como a equipe estava fora do Campeonato Mineiro, perde-se o efeito da ação.
Em nota pública no site do TJD-MG, o Dr. Henrique Costa Abranches, Auditor Presidente da 2ª Comissão Disciplinar, publicou o seguinte:
“Considerando os recentes fatos ocorridos, tendo em vista que o noticiante optou por se retirar do Campeonato Mineiro de Futebol Americano, assim como o denunciado, resta prejudicado o objeto da presente denúncia.
Desta feita, chamo o feito à ordem, e o julgo extinto, sem resolução de mérito, devendo ser arquivado, sem prejuízo de eventuais punições em virtude do abandono da competição como prevê a Legislação esportiva e os regulamentos internos.
Resta prejudicada a sessão de julgamento agendada para a próxima segunda, dia 28/05/2018, devendo ser cancelada.
Intimem-se as partes com urgência.”
Confira a íntegra da Nota Pública sobre o andamento do processo da denúncia clicando aqui.
[…] Com um primeiro quarto perfeito e arrasador, o Galo Futebol Americano confirmou seu favoritismo na conturbada edição do estadual e levantou a taça ao vencer o Minas Bowl por 50 a […]
[…] mas na realidade, dentro dos tribunais desportivos. Com inscrições irregulares de jogadores, o Cruzeiro acabou excluído da competição e o Galo, ganhando o seu primeiro título […]
[…] Procurado, o Cruzeiro FA ainda não respondeu aos questionamentos e terá espaço quando se manifestar. Já é a segunda vez que o Cruzeiro fica de fora do campeonato mineiro por questões regulamentares – a outra foi em 2018. […]