O Tarumã Broncos era a equipe de campanha 6-0 na fase regular e que encarou na semifinal do Campeonato Amazonense o Amazon Black Hawks, de um mediano retrospecto 3-3 e cuja a última partida fora uma derrota de 40 a 12 para o próprio Broncos. A expectativa era de uma nova vitória tranquila dos invictos. Não foi exatamente o que aconteceu.
Usando sua experiência e histórico de tricampeão amazonense e também contando com um nervosismo de ambas as partes em quase todo o jogo, o Amazon Black Hawks viu uma partida se arrastou em vários momentos na instabilidade das equipes, o que trouxe um inesperado equilíbrio.
O desequilíbrio do encontro realizado no excelente Clube do Trabalhador do Sesi a favor do Broncos veio através de seu multitalentoso quarterback Talyson Bisneto, campeão brasileiro com o T-Rex em 2015. Além dos dois passes para Brandão, Talyson atacou como retornador no último quarto, marcando o decisivo touchdown do derradeiro 20 a 12.
Será a segunda final seguida do Tarumã Broncos no Campeonato Amazonense. No ano passado, o time perdeu para o North Lions no histórico Manaus Bowl XI, o primeiro jogo de futebol americano na Arena da Amazônia, que recebeu 8.515 pessoas no jogo.
O jogo
O primeiro quarto foi o mais faltoso do encontro, demorando quarenta minutos para ter o seu final decretado e com o placar zerado. Muitos erros de parte a parte, mas principalmente do Broncos, que cedeu um fumble para o Hawks e ainda 50 jardas em faltas para o adversário. O Black Hawks chegou a ter uma primeira para o gol, mas desperdiçou sua chance ao arriscar uma quarta descida, sem frutos.
O segundo quarto ainda continuou faltoso, mais ao menos trouxe três pontuações: as duas primeiras em jogadas de Talyson para o wide-receiver Fernando Brandão, completadas pelos extra-points do kicker Raúl Brandão, para o Tarumã Broncos (14 a 00) e o desconto do Amazon Black Hawks, em astuta jogada do quarterback Rayan de Moura, em um shovel pass de seis jardas para o tight end Monteiro (14 a 06).
O terceiro quarto passou em Branco, mas os últimos 12 minutos regulamentares já começaram com a campanha do Black Hawks que culminou no auge da emoção do jogo: em um option, Rayan acionou o running back Mario Felipe, que correu metade do campo para aproximar o Hawks dos invictos: 14 a 12 Broncos, já que a tentativa de dois pontos não resultou em nada.
Depois de ser pressionado pelo Black Hawks, o Tarumã Broncos sentiu o alívio quase total da classificação após um retorno de punt de mais de 60 jardas de seu quarterback Talyson Bisneto. A falha do extra-point de Raul Brandão deixou o jogo em 20 a 12, ou seja, apenas uma posse para o Black Hawks, que poderia conseguir empatar e levar o jogo para a prorrogação. No entanto, um fumble próximo da redzone recuperado pelo Broncos, já dentro dos dois minutos finais, fez com que a partida terminasse com a classificação do time laranja para sua segunda final estadual consecutiva.
O que vem por aí?
Para o aguerrido Amazon Black Hawks, é o fim da temporada de 2017, enquanto o invicto Tarumã Broncos ainda tem dois títulos para lutar: dia 3 de dezembro, a final da Copa Norte em Belém contra o Legião; e no dia 23, o Amazonas Bowl XII, na Arena da Amazônia, contra o vencedor da semifinal dois entre o atual campeão North Lions e o tradicional Nacional Cavaliers.
> Confira o panorama sobre a 12ª edição do Campeonato Amazonense